Intel anuncia demissões em massa, cortes podem chegar a 20%

Imagem de: Intel anuncia demissões em massa, cortes podem chegar a 20%

A Intel Corporation anunciou uma onda de demissões após rumores sugerirem que a empresa estava reduzindo os orçamentos de suas divisões de negócios de data center e computação para clientes.

No início deste ano, a empresa já havia anunciado uma redução salarial generalizada de executivos seniores e funcionários como parte de um esforço para cortar custos durante a crise histórica na indústria de semicondutores, que afetou designers e fabricantes de chips.

Ao todo, a Intel reduziu os salários da empresa até 25% em fevereiro, com a maior porcentagem reservada para o CEO Patrick Gelsinger.

A empresa também suspendeu os bônus por mérito, bônus trimestrais e anuais e os pagamentos dos planos de pensão foram cortados pela metade.

Os funcionários da empresa que se encaixam entre os graus 7 a 11 tiveram seus salários reduzidos em 5%, enquanto os vice-presidentes e executivos seniores sofreram uma redução de 10% e 15%, respectivamente.

A receita da Intel para o primeiro trimestre de 2023 caiu cerca de 36% em relação ao ano anterior, registrando uma perda por ação de quatro centavos.

A empresa pagou US $ 1,5 bilhão em dividendos durante o primeiro trimestre, mantendo os pagamentos quase semelhantes aos valores do trimestre do ano anterior. Essas perdas ocorreram enquanto a empresa buscava garantir a satisfação de seus investidores.

Os rumores de demissões surgiram na semana passada, quando Dylan Patel, da Semianalysis, mencionou em um tweet que a Intel estava realizando demissões em massa em suas divisões de computação de data center e cliente, com cortes de orçamento em torno de 10%.

No entanto, Patel era a única fonte a mencionar a nova estratégia de negócios da empresa, e não estava claro se as demissões realmente ocorreriam.

Agora, a própria Intel confirmou os cortes, como parte de seus esforços para recuperar a liderança na fabricação de chips em relação à Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) e construir mais fábricas nos Estados Unidos.

"A Intel está trabalhando para acelerar sua estratégia enquanto navega em um ambiente macroeconômico desafiador. Estamos focados em identificar reduções de custo e ganhos de eficiência por meio de várias iniciativas, incluindo algumas reduções de força de trabalho específicas de negócios e funções em áreas da empresa. Continuamos a investir em áreas essenciais para nossos negócios, incluindo nossas operações de fabricação nos Estados Unidos, para garantir que estejamos bem posicionados para crescimento de longo prazo. Essas são decisões difíceis e estamos comprometidos em tratar os funcionários afetados com dignidade e respeito", disse a Intel em comunicado ao Hardware Toms.

A indústria de chips vem caindo, e a última capitalização de mercado da Intel é de US $ 129 bilhões abaixo de sua rival menor, a Advanced Micro Devices, Inc.

A AMD vale US $ 145 bilhões no mercado de ações, e a maioria dos analistas espera que a empresa continue ganhando participação no mercado de data center este ano.

As demissões em massa da Intel anunciada recentemente é uma tentativa da empresa se adaptar a um novo ambiente desafiador e acelerar sua estratégia para superar à crescente concorrência de outras empresas e à crise na indústria de semicondutores.

Via: Hardware Toms, WCCF Tech