Half-Life 3 pode estar quase pronto, dizem novas informações

Half-Life 3

Parece que Half-Life 3, ou como está sendo chamado de HLX, está quase chegando ao fim do seu desenvolvimento. Essa notícia veio de algumas descobertas recentes feitas por Tyler McViker em um vídeo que ele publicou.

Segundo o que foi mostrado, a Valve, empresa responsável pelo jogo, está mexendo bastante em atualizações para Deadlock e Dota 2.

Essas mudanças são bem maiores do que as que foram feitas nos últimos anos no motor gráfico Source 2, que é o mesmo usado no projeto HLX. Um desses detalhes chamou bastante atenção, o sistema de salvar e carregar o jogo foi refeito do zero.

Pode parecer bobagem, mas esse tipo de mudança geralmente só aparece quando um jogo está quase pronto. Afinal, reescrever um sistema tão básico assim mostra que eles estão dando aquela polida final antes de lançar o jogo.

Além disso, surgiram três novos recursos importantes para quem joga. Eles mostram se o personagem está em uma parte do jogo onde não dá pra salvar, se está dirigindo um veículo ou se está dentro de um carro sendo controlado por um NPC (personagem do jogo).

Esses ajustes também são sinais de que o desenvolvimento está nos últimos detalhes. Mas, antes que a gente fique muito empolgado, é bom segurar as expectativas. Mesmo que o HLX possa estar quase pronto, isso não quer dizer que a Valve vai anunciar o jogo logo de cara.

A próxima temporada de eventos de games, que vai rolar na semana que vem (não-E3), provavelmente não vai ter anúncio do Half-Life 3 ainda. Então, o jeito é esperar mais um pouquinho.

Além dessas mudanças no sistema de salvar, as atualizações também incluíram vários arquivos novos que têm a ver com o HLX.

Entre eles, tem suporte para meshlets (um tipo de tecnologia gráfica), propriedades de superfícies que vão ajudar na jogabilidade com veículos, transporte de veículos para jogadores e NPCs, e até interações elétricas.

Isso quer dizer que vai ter coisa como superfícies e objetos eletrificados, além de um sistema para ver e ouvir melhor, deixando os inimigos mais espertos para te achar no jogo.

Outra novidade bacana é um sistema de vento que interage com neblina e itens que podem pegar fogo. Esse vento vai poder empurrar personagens, objetos e até NPCs, criando momentos bem realistas e dinâmicos no jogo.

Com tudo isso, dá para ver que a Valve está trabalhando pesado no HLX. Todo esse esforço faz parecer que o jogo vai mesmo fechar a história da série Half-Life.

E mesmo que algumas pessoas não curtam muito a história do novo jogo, pelo menos vamos ter um final, em vez de outro daqueles ganchos que deixam todo mundo esperando por décadas.