A Bandai Namco, desenvolvedora de jogos com sede em Tóquio, Japão, foi alvo de um ataque cibernético no início deste mês e alertou que alguns dados confidenciais de seus clientes foram roubados.
A empresa confirmou a violação de dados nesta quarta-feira (13), quando o grupo de ransomware ALPHV, conhecido como BlackCat, ameaçou vazar informações roubadas da editora japonesa.
O grupo de ransomware ALPHV, surgiu no ano passado e é considerado uma das maiores ameaças de ransomware direcionadas à empresa.
De acordo com o FBI, desde março de 2022, o grupo já invadiu os servidores de pelo menos 60 organizações em todo o mundo para roubar dados valiosos.
De acordo com a Bandai Namco, foi descoberto um acesso não autorizado nos sistemas internos da empresa em escritórios nas regiões asiáticas, com exceção do Japão em 3 de julho de 2022.
Em comunicado, a empresa disse que está investigando o caso e bloqueou o acesso aos servidores afetados para evitar mais danos.
"existe a possibilidade de que informações de clientes relacionadas aos Brinquedos e Hobby Business nas regiões asiáticas (excluindo o Japão) tenham sido incluídas nos servidores e PCs, e atualmente estamos identificando o status sobre a existência de vazamentos, escopo do dano e investigar a causa", disse a Bandai Namco em comunicado.
"Continuaremos a investigar a causa deste incidente e divulgaremos os resultados da investigação conforme apropriado", acrescentou.
O grupo de ransomware ALPHV disse que irá liberar os dados roubados da Bandai Namco em breve, mas não forneceu uma prazo exato.
Em casos como esse, é comum os hackers solicitarem um valor pelo resgate dos dados roubados, mas a Bandai Namco se recusou a responder se houve um pedido de resgate ou se está se comunicando com os responsáveis.
"Também trabalharemos com organizações externas para fortalecer a segurança em todo o Grupo e tomar medidas para evitar a recorrência. Oferecemos nossas mais sinceras desculpas a todos os envolvidos por quaisquer complicações ou preocupações causadas por este incidente, disse a empresa.
A Bandai Namco não forneceu outros detalhes sobre o ocorrido. Além disso, o grupo ALPHV ainda não divulgou nenhum dos dados supostamente roubados da empresa.
No entanto, com a Bandai Namco admitindo a violação de dados dos seus servidores emitindo uma declaração pública, pode ser questão de tempo até que os dados da empresa vazem.
Via: Bandai Namco