Recentemente, engenheiros de segurança do Google conseguiram modificar o PlayStation Portal da Sony, permitindo que ele execute jogos do PlayStation Portable (PSP) através do emulador PPSSPP.
Para quem não sabe, o PPSSPP é um emulador de PlayStation Portable (PSP) gratuito e de código aberto, disponível para PC, celular, consoles e até TVs, permitindo jogar os clássicos do PSP nessas plataformas.
O PlayStation Portal lançado em novembro e hoje custa cerca de R$ 3.000, não é um console portátil independente, mas sim um tipo de monitor remoto com Wi-Fi e controles integrados que depende do PS5 para renderizar jogos.
Os engenheiros Andy Nguyen e Calle Svensson, juntamente com um colaborador anônimo conhecido como "xyz", não divulgaram detalhes técnicos de como conseguiram realizar essa façanha, mas confirmaram que o hack foi feito inteiramente por meio de software, sem necessidade de alterações no hardware do dispositivo.
Eles também mencionaram que o Portal tem cerca de 6 GB de armazenamento livre, o que é suficiente para alguns jogos do PSP, que originalmente eram armazenados em discos ópticos Universal Media Disks.
Jogos como "Grand Theft Auto: Liberty City Stories" e "Tekken 6" que exigem muito do hardware, estão rodando muito bem no emulador, de acordo com Nguyen.
No entanto, ele também esclareceu que ainda há muito trabalho a ser feito e que não há planos imediatos para lançar essa modificação ao público.
O PlayStation Portal, anteriormente conhecido como Project Q, é um dispositivo de streaming de jogos da Sony baseado no Android, o que pode ter facilitado o trabalho dos hackers.
A expectativa é de um mod para o PlayStation Portal que permita jogar os jogos do PSP seja lançado nos próximos meses, já que a equipe recebeu muitos feedbacks positivos.
Via: Playstation Lifestyle, IGN