Tudo indica que Grand Theft Auto VI (GTA 6) vai marcar história não só pelos gráficos realistas, mundo aberto enorme e gameplay inovador — mas também por ser o título mais caro que a Rockstar Games já produziu.
E, ao que tudo aponta, essa marca de custo altíssimo não deve ser superada tão cedo, nem mesmo pelo Grand Theft Auto VII (GTA 7), que pode ser desenvolvido com um investimento bem menor graças ao uso crescente da inteligência artificial (IA).
Essa visão foi compartilhada por Obbe Vermeij, ex-chefe técnico da Rockstar Games, em uma entrevista no programa KIWI TALKS. Vermeij tem autoridade no assunto, ele trabalhou em grandes clássicos da franquia, como Vice City e San Andreas.
Durante a conversa, ele comentou que a produção de GTA 7 poderá ser bem mais barata porque muitas tarefas que hoje são feitas manualmente — como criação de mapas e cenas animadas (as chamadas cutscenes) — devem ser automatizadas por IA.
Esse avanço tecnológico pode ser uma faca de dois gumes. Por um lado, usar IA reduz custos, acelera prazos e pode até permitir que os jogos fiquem prontos mais rápido.
Mas, por outro lado, isso também pode significar menos vagas de emprego para artistas digitais, desenvolvedores e roteiristas.
Afinal, se a máquina começa a fazer o trabalho que antes era feito por pessoas, sobra menos espaço para a mão de obra humana no processo criativo. Apesar disso, essa transição não acontece da noite pro dia.
Segundo Vermeij, ainda vai levar um bom tempo até vermos GTA 7 nas prateleiras (ou nos downloads, para quem prefere o digital).
Então, por enquanto, a expectativa toda está voltada para o lançamento do GTA 6, que promete abalar o mercado de games. Mesmo com os rumores sobre o futuro da franquia, o momento é de foco total no Grand Theft Auto VI.
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O jogo estava previsto para sair ainda em 2025, mas a Rockstar anunciou em maio que vai precisar de mais tempo para polir tudo.
Agora, a nova data de lançamento está marcada para 26 de maio de 2026, e ele estará disponível para PC, PlayStation 5, Xbox Series X e Xbox Series S. A espera tem sido longa, mas não diminuiu pelo jogo. Pelo contrário, o hype só cresce.
Um dos rumores mais animadores é a possível inclusão de uma função inédita que permitirá músicos e artistas independentes enviar suas músicas diretamente para o jogo.
Isso pode mudar completamente a forma como jogos interagem com a cultura pop e com a produção musical, aproximando ainda mais os mundos dos games e do entretenimento.
Além disso, o que se sabe até agora é que o novo GTA vai expandir ainda mais o conceito de mundo aberto, trazendo interações mais realistas, cenários vivos e missões dinâmicas. Tudo isso deve elevar o patamar da experiência gamer, criando um novo padrão de imersão.
Se a previsão de Obbe Vermeij se confirmar, a IA vai revolucionar a forma como jogos são feitos. E isso não vale só para GTA — outras produtoras também devem seguir o mesmo caminho.
Ferramentas de IA podem ajudar desde a criação de diálogos até o design de cenários completos, reduzindo custos e tempo de produção. Mas IA não substitui totalmente o olhar humano.
Ainda será necessário ter profissionais para revisar, ajustar e garantir que o resultado final tenha alma, emoção e qualidade. A inteligência artificial é um apoio, não um substituto completo da criatividade humana.