GPUs NVIDIA Blackwell GB202 utilizam o nó TSMC 4NP e receberam melhorias no cache

Imagem de: GPUs NVIDIA Blackwell GB202 utilizam o nó TSMC 4NP e receberam melhorias no cache

A NVIDIA anunciou recentemente suas GPUs Blackwell para IA e agora todos os olhos estão voltados para as variantes Gaming, que segundo os rumores devem apresentar o mesmo nó TSMC 4NP.

Anteriormente, esperava-se que a NVIDIA aproveitasse o nó de processo TSMC 3nm para o chip que alimentaria a variante voltada para jogos, mas esse plano aparentemente mudou, segundo Kopite7kimi.

Ambas as GPUs Blackwell AI Tensor Core e Gaming devem ser fabricadas em um nó de processo muito semelhante. A NVIDIA estará usando o nó 4NP da TSMC, uma variação do nó 5nm que já foi usado para as GPUs Ada Lovelace e Hopper.

O novo nó de processo permitirá um aumento de 30% na densidade do transistor, o que pode levar a maiores ganhos de desempenho. No entanto, as vantagens reais de eficiência ainda precisam ser explicadas.

Além do nó de processo, a NVIDIA também deve entregar alguns grandes ganhos no lado do cache L1. A GPU de jogos Blackwell principal denominada GB202, terá melhorias significativas em comparação com a AD102 e GA102, o que permitirá o aumento no rendimento do SM.

De acordo com as informações mais recentes, a GPU Gaming Blackwell GB202 da NVIDIA foi projetada para oferecer 12 GPCs, cada um com 8 TPCs para um total de 96 TPCs.

Se levarmos em conta a estrutura Ada, podemos esperar até 192 SMs ou 24.567 núcleos CUDA, assumindo que haverá 128 núcleos FP32 por SM. Isso será 33% mais núcleos CUDA do que a GPU AD102 completa, que até agora não foi lançada.

A NVIDIA também revelou que trabalhou com a TSMC e a Synopsys para aproveitar a tecnologia CuLitho para garantir que a produção e fabricação dessas novas GPUs Blackwell AI Tensor e Gaming ocorram sem problemas, para que possam ser entregues aos clientes no prazo.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.