Google vai lançar app dedicado do Gemini para o iPhone

Imagem de: Google vai lançar app dedicado do Gemini para o iPhone

A Apple deu seus primeiros passos no mercado de inteligência artificial (IA) com o desenvolvimento do Apple Intelligence, projetado para competir com ferramentas de IA como o Galaxy AI da Samsung e o Gemini do Google.

Diferente de outras empresas que podem manter suas tecnologias exclusivamente dentro do ecossistema, o Google preferiu levar suas soluções de IA para dispositivos da Apple e vai integrar o Gemini ao iOS.

Essa decisão revela que a Google está aberta para parcerias que facilitem o uso de sua IA por mais pessoas, aproveitando o sucesso e a popularidade do iPhone para garantir maior visibilidade e adesão de usuários.

O app Gemini já havia sido disponibilizado indiretamente para usuários de iOS através do Google Search, no qual era possível acessar algumas funções de IA específicas na aba "Gemini".

Com o lançamento do app dedicado ao iPhone, o Google dá um passo a mais, tornando o uso do Gemini mais fluido e acessível com um grau maior de compatibilidade.

Agora, com o app próprio na tela inicial, os usuários podem aproveitar o "Gemini Live", um serviço com várias funcionalidade de IA do Google sem depender de múltiplos acessos ao app de pesquisa.

Como o Google Gemini será usado no iPhone?

Ao instalar o aplicativo Gemini no iOS, o usuário pode ver um novo ícone na tela inicial do iPhone. O app também inclui uma funcionalidade de voz atualizada para diálogos mais naturais com o dispositivo.

Além disso, o Gemini no iPhone faz uso do recurso "Live Activity" da Apple, mantendo-se ativo em segundo plano enquanto outras tarefas são realizadas.

Isso é útil para quem usa o smartphone para multitarefas, permitindo que o Gemini funcione de maneira quase imperceptível, mas sempre à disposição para ajudar.

Google Gemini Live para iOS

Até agora, o app do Gemini para iOS foi baixado apenas por um usuário nas Filipinas, mas ainda não está acessível em outras regiões.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a App Store informa que o app "não está disponível" no país, sugerindo que o Google pretende fazer o lançamento gradualmente.

A expectativa é que a ferramenta alcance mais mercados em breve, mas o Google ainda não anunciou oficialmente uma data para sua liberação global.

A chegada do Gemini no iOS traz mais competitividade para o setor de IA em smartphones, colocando o iPhone como um dispositivo para o acesso a diferentes tecnologias de IA, sejam elas próprias da Apple, como o Siri, ou de outras grandes empresas, como o ChatGPT da OpenAI.

No futuro, essa disputa pode trazer melhores experiências de IA no iPhone e ajudar a aumentar o nível de inovações nesse segmento em outros sistemas mobile.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.