Google vai lançar app dedicado do Gemini para o iPhone

Imagem de: Google vai lançar app dedicado do Gemini para o iPhone

A Apple deu seus primeiros passos no mercado de inteligência artificial (IA) com o desenvolvimento do Apple Intelligence, projetado para competir com ferramentas de IA como o Galaxy AI da Samsung e o Gemini do Google.

Diferente de outras empresas que podem manter suas tecnologias exclusivamente dentro do ecossistema, o Google preferiu levar suas soluções de IA para dispositivos da Apple e vai integrar o Gemini ao iOS.

Essa decisão revela que a Google está aberta para parcerias que facilitem o uso de sua IA por mais pessoas, aproveitando o sucesso e a popularidade do iPhone para garantir maior visibilidade e adesão de usuários.

O app Gemini já havia sido disponibilizado indiretamente para usuários de iOS através do Google Search, no qual era possível acessar algumas funções de IA específicas na aba "Gemini".

Com o lançamento do app dedicado ao iPhone, o Google dá um passo a mais, tornando o uso do Gemini mais fluido e acessível com um grau maior de compatibilidade.

Agora, com o app próprio na tela inicial, os usuários podem aproveitar o "Gemini Live", um serviço com várias funcionalidade de IA do Google sem depender de múltiplos acessos ao app de pesquisa.

Como o Google Gemini será usado no iPhone?

Ao instalar o aplicativo Gemini no iOS, o usuário pode ver um novo ícone na tela inicial do iPhone. O app também inclui uma funcionalidade de voz atualizada para diálogos mais naturais com o dispositivo.

Além disso, o Gemini no iPhone faz uso do recurso "Live Activity" da Apple, mantendo-se ativo em segundo plano enquanto outras tarefas são realizadas.

Isso é útil para quem usa o smartphone para multitarefas, permitindo que o Gemini funcione de maneira quase imperceptível, mas sempre à disposição para ajudar.

Google Gemini Live para iOS

Até agora, o app do Gemini para iOS foi baixado apenas por um usuário nas Filipinas, mas ainda não está acessível em outras regiões.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a App Store informa que o app "não está disponível" no país, sugerindo que o Google pretende fazer o lançamento gradualmente.

A expectativa é que a ferramenta alcance mais mercados em breve, mas o Google ainda não anunciou oficialmente uma data para sua liberação global.

A chegada do Gemini no iOS traz mais competitividade para o setor de IA em smartphones, colocando o iPhone como um dispositivo para o acesso a diferentes tecnologias de IA, sejam elas próprias da Apple, como o Siri, ou de outras grandes empresas, como o ChatGPT da OpenAI.

No futuro, essa disputa pode trazer melhores experiências de IA no iPhone e ajudar a aumentar o nível de inovações nesse segmento em outros sistemas mobile.