Em resposta aos inúmeros golpes registrados na Play Store, o Google resolveu adicionar novas restrições às contas de desenvolvedor.
Incluindo uma verificação de duas etapas, endereço de e-mail e número de telefone. Além disso, os desenvolvedores da Play Store terão que fornecer detalhes extras, como um endereço físico.
Tudo isso faz parte do plano do Google de aumentar a segurança de sua loja de aplicativos e garantir que as contas sejam criadas por pessoas reais.
O The Record, observou que o anúncio coincide com o surgimento de uma pequena indústria de vendedores que criaram grandes quantidades de contas de desenvolvedor para distribuir malwares e outros aplicativos fraudulentos por meio da Play Store.
Uma captura de tela de uma postagem no fórum de crimes cibernéticos publicada pelo The Record mostra essas contas sendo vendidas por até US $ 89 cada.
O novo requisito de verificação em duas etapas deve dificultar o roubo de contas legitimas de desenvolvedores e ajudar a prevenir fraldes de aplicativos.
De acordo com o Google, os detalhes como o endereço físico "não serão públicos" e servem apenas para ajudar a confirmar a identidade do desenvolvedor.
Os novos requisitos serão apresentados em etapas. A partir de hoje (29), os titulares de contas terão a opção de definir o seu tipo de conta como pessoal ou empresarial e verificar os seus contatos.
Em agosto, todas as novas inscrições deverão seguir essas mesmas etapas e usar a verificação em duas etapas. E até o fim do ano, as alterações serão totalmente implementadas para todas as contas existentes.
As mudanças vêm em meio a uma repressão mais ampla aos aplicativos fraudulentos na Play Store, que proibirá os desenvolvedores de usar táticas baratas para incentivar instalações.
Além disso, as listagens de aplicativos não poderão mais usar recursos atraentes, como letras maiúsculas ou emoji em seus títulos, ou incluir frases como "baixe agora".
Via: The Verge