Google pode estar bloqueando apps de benchmarking no Pixel 9

Imagem de: Google pode estar bloqueando apps de benchmarking no Pixel 9

O Google está lançando a linha Pixel 9 em diversos mercados, e durante esse processo, distribuiu unidades para análise a veículos de mídia, criadores de conteúdo e jornalistas, a fim de obter feedback imparcial sobre sua mais nova série.

No entanto, alguns usuários relataram que estão tendo dificuldades para instalar aplicativos de benchmark em seus dispositivos, como Geekbench, PCMark e 3DMark, diretamente da Play Store.

Isso sugere que o Google pode estar bloqueando o acesso a esses aplicativos, possivelmente para evitar que informações sobre o desempenho do novo chip Tensor G4 sejam divulgadas prematuramente.

O sideloading (instalação manual de aplicativos) desses programas é uma solução alternativa, mas parece que essa opção também está sendo bloqueada nos dispositivos da família Pixel 9.

Esse bloqueio levanta suspeitas, principalmente considerando que vazamentos anteriores indicavam que o Tensor G4 é muito mais lento do que outros chips de ponta, como o Snapdragon 8 Gen 3, o Dimensity 9300+ e o A17 Pro da Apple.

Não é a primeira vez que o Google adota essa postura; antes do lançamento do Pixel 8 e Pixel 8 Pro, a empresa também impediu a execução de apps de benchmarking durante o período de embargo.

Anteriormente, usuários do Pixel 8 e Pixel 8 Pro conseguiam contornar essa restrição através do sideloading, mas agora até essa rota parece estar bloqueada.

O usuário @Cartidise compartilhou evidências no X (antigo Twitter), mostrando que ao tentar fazer o sideload do Geekbench AI, era gerado um erro de compatibilidade.

Outros usuários também relataram problemas semelhantes, mas existem divulgações de estatísticas de desempenho do Pixel 9, sugerindo que o problema pode não ser para todos.

Além disso, a decisão do Google de bloquear esses downloads é questionável, considerando que um executivo da empresa admitiu anteriormente que o Tensor G4 não foi projetado para alcançar recordes de desempenho, mas sim para melhorar a experiência do usuário e lidar com casos de uso específicos.

Há relatos de que o Pixel 9 Pro XL, modelo mais avançado da linha, tem sua performance reduzida em até 50% durante testes de estresse, mas não são testes de benchmarks tradicionais como Geekbench, PCMark ou 3DMark.

Isso pode indicar que o Google está permitindo que alguns aplicativos específicos ainda sejam instalados nesses dispositivos.