O Google irá notificar os usuários do Drive por e-mail quando um arquivo for restrito devido a suspeita de spam, a medida faz parte de um plano para reduzir a quantidade de spams no serviço de armazenamento.
Nos últimos anos, os spams no Google Drive se tornou um problema extremamente sério e para tentar amenizar isso, a gigantes das buscas adicionou as opções de bloquear e denunciar spammers no Drive.
No entanto, isto não teve muito efeito e o número de spams e falsos positivos em arquivos não-infectados continuou sendo um problema.
Agora, a empresa anunciou durante a última atualização do Google Workspace que cuidará exatamente disso e destacou a importância de informar os proprietários desses arquivos.
A partir das próximas duas semanas, os proprietários de arquivos com suspeita de spam receberão um e-mail informando sobre o fato de o arquivo ter sido restringido.
Esse e-mail também terá um link para os termos de serviço do Google e seu programa de abuso, ajudando os afetados a avaliar o que pode ter feito seu arquivo ser sinalizado como spam.
Além disso, o e-mail informa como você pode apelar da decisão. Para os arquivos armazenados em Drives compartilhados, o gerente do armazenamento receberá o e-mail.
Quando um arquivo for restrito, ele não será excluído imediatamente. O proprietário do arquivo ainda poderá acessá-lo e trabalhar com ele, mas não será mais possível compartilhá-lo com outras pessoas.
Os links públicos existentes também deixarão de funcionar e uma bandeira será exibida ao lado do nome, indicando que algo está errado.
Como as novas notificações serão emitidas apenas nas próximas duas semanas, pode levar algum tempo até que alguns usuários as vejam.
Via: Android Police