Google Chrome: Nova função ajuda detectar sites falsos

Imagem de: Google Chrome: Nova função ajuda detectar sites falsos

O navegador Google Chrome trouxe um novo recurso que promete ajudar os usuários a identificar sites falsos.

A nova funcionalidade contém modificações e ajustes na visualização da URL que fica na barra de endereço e faz parte de uma atualização recente do navegador da Google.

A nova funcionalidade do Google Chrome não é nova, o recurso que permite o usuário enxergar melhor um website verdeiro ou falso já tinha sido implementado no Safaria a algum tempo.

Porém, é importante notar que o Google não tem problemas em copiar os concorrentes quando o objetivo é proteger os usuários.

Mudanças no URL do Google Chrome

A ideia principal é encurtar o URL da barra de endereço e destacar o domínio principal do site, facilitando a identificação de sua integridade. Por enquanto a nova função do Google Chrome está disponível apenas para desktop (PC).

Na internet existem muitos websites falsificados se passando por verdadeiros, eles copiam o design e funcionalidades para praticar golpes induzindo os usuários a enviar seus dados e ainda transferir dinheiro.

Uma das poucas alternativas que os usuários tem para se proteger disso, é verificar o URL da página.

Alguns exemplos muito comuns são cópias de sites de lojas quase idênticas ao original vistos com frequência em anúncios de redes sociais como Facebook, a única grande diferença está na URL da barra de endereço do navegador.

Como funciona o novo recurso

Explicado de forma simples pelo Google em um GIF, a nova funcionalidade abre páginas como Wikipédia, e ao acessar suas sub-páginas como "pt.wikipedia.org/wiki/Google", o usuário verá "pt.wikipedia.org". Para ver o URL completo e suas informações, basta passar o mouse sobre a barra de endereço.

Google Chrome: Nova função que ajuda detectar sites falsos

Ainda não há informação sobre quando a nova função estará disponível para todos os usuários do navegador.

O recurso faz parte de um teste do Google para obter a aprovação dos usuários, se a resposta for positiva, logo todos os usuários do Google Chrome terão a funcionalidade.