Exynos 2600 traz nova tecnologia "Heat Pass Block" que reduz em até 30% a temperatura

Imagem de: Exynos 2600 traz nova tecnologia "Heat Pass Block" que reduz em até 30% a temperatura

A Samsung está apostando alto no Exynos 2600, seu novo processador de 2 nanômetros com arquitetura GAA. Segundo informações anteriores, esse processo ajuda a reduzir o vazamento de energia, o que já garante um salto na eficiência em relação ao Exynos A19 Pro nos testes do Geekbench 6, principalmente em desempenho multi-core.

Mesmo com consumo menor, esperava-se que o chip tivesse temperaturas mais altas sem um bom sistema de resfriamento — mas a fabricante parece ter resolvido isso com uma nova tecnologia chamada Heat Pass Block.

Essa solução, segundo a própria Samsung, melhora a transferência de calor dentro do chip. Durante o 23º Simpósio Internacional de Empacotamento de Microeletrônica, um executivo da empresa disse que o uso do Heat Pass Block no Exynos 2600 reduziu as temperaturas em 30% em comparação com o modelo anterior.

Com menos calor, o chip ganha mais espaço para trabalhar com clocks mais altos na CPU e na GPU, mantendo o desempenho estável por mais tempo.

Kim Dae-woo, vice-presidente sênior e chefe da equipe de desenvolvimento de pacotes da Samsung Electronics, comentou durante o evento que "o empacotamento não é mais um processo que termina um produto, mas o ponto de partida da inovação de sistema. A ideia é otimizar o conjunto completo, e não apenas o desempenho de um chip isolado."

Nos testes internos da empresa, o Exynos 2600 teria sido 14% mais rápido que o A19 Pro em desempenho multi-core e até 75% mais veloz na GPU. Esses números mostram que a nova arquitetura e o controle térmico têm um papel direto no desempenho final.

Em vazamentos recentes do Geekbench 6, o novo chip de 2nm da Samsung teria alcançado resultados equivalentes ao Apple M5 em desempenho single-core.

Mesmo com dúvidas sobre a autenticidade desses testes, se forem reais, provavelmente a eficiência térmica do Heat Pass Block tenha contribuído para manter o chip mais frio e estável durante os benchmarks, o que ajuda a alcançar pontuações mais altas.

Nos chips atuais da linha Exynos, a memória DRAM fica posicionada diretamente sobre o SoC. Isso faz com que, sob alta carga de trabalho, o conjunto aqueça rápido demais, o que causa thermal throttling (quando o sistema reduz a velocidade para evitar superaquecimento).

A função do Heat Pass Block é justamente agir como um mini dissipador de calor passivo, colocado sobre o chip para espalhar melhor o calor e manter o sistema mais estável.

Além disso, o Exynos 2600 conta com outra camada de aprimoramento chamada FOWLP (Fan-out Wafer Level Packaging), que ajuda a melhorar a resistência ao calor e a aumentar o desempenho em tarefas que exigem múltiplos núcleos.

Com o processo de 2nm GAA, todo o conjunto se torna mais eficiente e poderoso. De acordo com informações anteriores, a produção em massa do Exynos 2600 começou no fim de setembro.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.