Esfera de Vegas usa 150 GPUs NVIDIA RTX e 1,2 milhão de LEDs

Imagem de: Esfera de Vegas usa 150 GPUs NVIDIA RTX e 1,2 milhão de LEDs

A famosa esfera de Las Vegas, a Sphere, tem chamado a atenção de todos, e não é para menos. Com quase 750.000 pés quadrados de área coberta, essa maravilha arquitetônica está redefinindo o que conhecemos sobre tecnologia de entretenimento.

Recentemente, a NVIDIA revelou que a Sphere é alimentada por 150 GPUs RTX A6000, cada uma delas com mais de 10.000 núcleos e 48 GB de memória.

Isso significa que, ao todo, temos 1.612.800 núcleos e 7200 GB de memória GDDR6 trabalhando em conjunto para proporcionar uma experiência visual sem precedentes.

Essas GPUs consomem até 45.000 W de energia, o que é necessário para rodar todos os efeitos e animações que vemos na esfera.

Além das GPUs, a Sphere utiliza 1,2 milhão de LEDs programáveis, que cobrem tanto o interior quanto o exterior da estrutura.

Esses LEDs são responsáveis por criar imagens e efeitos que impressionam quem passa pela região, seja por terra ou pelo ar.

A esfera Sphere de Las Vegas não é apenas uma obra de arte tecnológica; ela está mudando a forma de entretenimento na cidade que nunca dorme.

Comparada a ícones históricos como o Coliseu Romano e o Globe Theater de Shakespeare, a Sphere leva a experiência do público a um novo patamar com suas telas de LED gigantescas.

Alex Luthwaite, vice-presidente sênior de tecnologia de sistemas de show na Sphere Entertainment, disse que a colaboração com a NVIDIA foi um fator importante para dar vida a esse projeto.

As GPUs NVIDIA, junto com outras tecnologias de ponta como DPUs BlueField, NICs ConnectX-6 Dx e softwares como DOCA Firefly Service e NVIDIA Rivermax, dar a Sphere o poder de operar 16 monitores 16K internamente, além dos milhões de LEDs externos.

Imagem das Esfera de Las Vegas divulgada pela NVIDIA.
Fonte da imagem: NVIDIA

A o projeto que deu vida a Sphere não passou despercebido. A TIME a nomeou uma das Melhores Invenções de 2023, destacando sua capacidade de proporcionar experiências imersivas únicas.

Além de shows e residências de grandes artistas, a Sphere também sedia eventos corporativos e de grandes marcas, atraindo um público global e ganhando destaque nas mídias sociais.

A utilização das GPUs NVIDIA RTX em estruturas como a Sphere abre um leque de possibilidades para futuras inovações no campo do entretenimento e da tecnologia.

Será interessante ver qual será o próximo projeto que levará essa tecnologia ao limite e encantará ainda mais pessoas ao redor do mundo.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.