EA pode demitir mais 400 pessoas e fechar a sede da Codemasters

Imagem de: EA pode demitir mais 400 pessoas e fechar a sede da Codemasters

Recentemente, a Electronic Arts (EA) anunciou o fechamento do estúdio Cliffhanger Games, lá em Seattle. Esse estúdio foi criado há seis anos por Kevin Stephens, que já trabalhou como vice-presidente e chefe de estúdio em Middle-earth: Shadow of Mordor.

O Cliffhanger estava desenvolvendo um jogo original do Pantera Negra. Mas não para por aí. Um mês atrás, a EA já tinha demitido cerca de 300 a 400 pessoas do estúdio Respawn Entertainment.

E, pelo jeito, as demissões estão longe de acabar. De acordo com o insider espanhol eXtas1s, a EA estaria se preparando para fechar de vez a sede da Codemasters, o que pode significar a saída de mais 400 desenvolvedores.

Segundo o eXtas1s, "eu fiquei sabendo que vem aí mais 400 demissões na EA, com o fechamento total da sede da Codemasters. Esses desenvolvedores vão ser integrados na EA Sports (F1) e num novo Need For Speed que já está sendo feito".

Essas notícias são mais um golpe duro para a indústria de games, que já vem sofrendo muito com demissões e fechamentos em 2025, depois de alguns anos bem difíceis para o setor. A EA comprou a Codemasters em 2021, superando a oferta da Take-Two.

A Take-Two tinha oferecido quase 1 bilhão de dólares, mas a EA foi lá e fechou o negócio por 1,2 bilhão. Na época, o CEO da Codemasters, Frank Sagnier, disse que a EA era o encaixe perfeito para eles.

Só que, depois disso, a Codemasters passou por muitas mudanças internas que a EA comandou. Três anos atrás, a equipe de Cheshire se juntou com a Criterion para trabalhar no Need For Speed.

No final de 2023, a EA já tinha feito a primeira leva de demissões na Codemasters. E recentemente, a gente descobriu que a Codemasters não vai mais fazer jogos do WRC, porque a licença voltou para a Nacon.

Agora, parece que a EA quer que a Codemasters foque só em jogos de Fórmula 1. Inclusive, o F1 25 acabou de ser lançado e, segundo a crítica, o jogo está bem bom.

Com isso, é evidente que a EA está mudando tudo para focar a Codemasters nos jogos de corrida de Fórmula 1 e num novo Need For Speed. Mas, infelizmente, isso está vindo com muitas demissões.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.