Pouca gente sabia, mas há quase dois anos, a EA e a Cliffhanger Games confirmaram que os boatos sobre um novo jogo do Pantera Negra eram reais.
O projeto era um jogo de ação em terceira pessoa para um jogador, e o Pantera Negra ia ser o personagem principal dessa aventura.
Mas agora, um novo relatório do site IGN revelou que a EA decidiu cancelar esse jogo do Pantera Negra e fechar o estúdio Cliffhanger Games, que estava cuidando do desenvolvimento.
Essa é só mais uma parte da onda de demissões que a Electronic Arts vem fazendo ultimamente. No mês passado, por exemplo, a empresa já tinha mandado embora entre 300 e 400 desenvolvedores e cancelou um projeto no estúdio Respawn.
Além disso, a EA está voltando atrás com o trabalho remoto e quer que todo mundo volte a trabalhar no escritório. Segundo a reportagem, essas demissões não ficaram só no estúdio Cliffhanger Games.
Gente das equipes de jogos para celular e das áreas centrais da EA também foram mandadas embora. Porém, a EA não revelou quantos desenvolvedores perderam seus empregos dessa vez. A Laura Miele, que é presidente da EA Entertainment, mandou um e-mail explicando a situação.
Ela disse que foi uma decisão difícil, mas que a EA está tomando essas medidas para "afiar nosso foco e colocar nossa energia criativa atrás das oportunidades de crescimento mais significativas".
Ela também disse que a EA está tentando ajudar quem foi demitido, tentando encaixar essas pessoas em outras áreas da própria empresa.
A EA quer que, daqui para frente, o foco da divisão de entretenimento seja em jogos como The Sims, Skate, Battlefield e Apex Legends.
- Leia também: Need for Speed pode ter sido engavetado pela EA
Apesar dessas mudanças todas, o estúdio Respawn ainda vai continuar trabalhando no próximo jogo da série Star Wars Jedi, e o jogo do Homem de Ferro, que está sendo feito pela Motive Studio, também segue em frente.
Mas depois de ver esse cancelamento do Pantera Negra, fica difícil confiar de olhos fechados nessas promessas da EA, principalmente por que no ano passado o Andrew Wilson, chefe da EA, falou que a empresa quer se afastar de jogos baseados em franquias licenciadas.
Além de tudo, é bem triste ver mais desenvolvedores perdendo o emprego. E o fechamento da Cliffhanger Games tem um gosto ainda mais amargo.
Isso porque a Cliffhanger foi criada por ex-funcionários da Monolith Studios, que fizeram os famosos jogos da série Shadow of Mordor.
Foram eles que criaram o sistema de Nêmesis, que a galera adora até hoje. Mas agora, tanto a Monolith quanto o estúdio fundado por eles, a Cliffhanger, chegaram ao fim. Para quem ficou animado com a ideia de um jogo do Pantera Negra, essa notícia é um balde de água fria.
Vamos torcer para que esses desenvolvedores encontrem novos caminhos e que as grandes empresas do mercado de games pensem duas vezes antes de cortar tantos talentos de uma só vez.