Confusão no mercado: analistas discordam sobre vendas do iPhone Air

Imagem de: Confusão no mercado: analistas discordam sobre vendas do iPhone Air

Enquanto alguns analistas garantem que a Apple continua firme na produção do iPhone Air, outros dizem que a procura pelo modelo está em forte queda.

Essa confusão tem deixado o mercado dividido sobre o real potencial do novo iPhone ultrafino. De um lado, a TD Cowen afirma que a Apple não reduziu o ritmo de fabricação do iPhone Air.

O relatório divulgado pela empresa no fim de semana diz que, com base em informações diretas do mercado, a produção segue no mesmo ritmo previsto anteriormente.

A TD Cowen projeta 3 milhões de unidades fabricadas no terceiro trimestre de 2025 e 7 milhões no quarto trimestre do mesmo ano.

Essa posição contrasta diretamente com a análise da KeyBanc Capital, divulgada na semana passada, que apontou "quase nenhuma demanda pelo iPhone Air" e pouco interesse dos consumidores em pagar por um modelo dobrável.

O Nikkei Asia também informou que a Apple estaria reduzindo a produção do iPhone Air, enquanto aumenta os pedidos dos outros modelos da linha iPhone 17.

Além disso, o conhecido analista Ming-Chi Kuo disse recentemente que a maioria dos fornecedores do iPhone Air planeja cortar a capacidade de produção em mais de 80%, indicando uma possível grande desaceleração.

Para complicar ainda mais o cenário, o banco Jefferies trouxe outro dado revelando que os prazos de entrega do iPhone Air na China estão praticamente zerados, e os do iPhone 17 Pro "quase desapareceram".

Isso quer dizer que o consumidor chinês consegue comprar esses aparelhos sem precisar esperar muito — algo que normalmente só acontece quando a procura cai.

Apesar disso, o mesmo analista do Jefferies aponta que as vendas gerais do iPhone na China cresceram 19% nas primeiras cinco semanas após o início das entregas do iPhone 17. Ou seja, o interesse pelos modelos da linha ainda é alto, mesmo que o Air esteja com menos fila de espera.

Essa queda no tempo de espera do iPhone Air é vista como um sinal preocupante, principalmente porque o modelo havia se destacado por oferecer conexão apenas via eSIM, algo ainda considerado novo no mercado chinês.

Antes, esse detalhe tinha ajudado o aparelho a se tornar popular na região, mas agora parece que o entusiasmo inicial perdeu força.

No fim das contas, os analistas continuam divididos. Enquanto uns enxergam estabilidade na produção e nas vendas, outros acreditam que o iPhone Air pode estar tendo dificuldades para se manter atraente diante dos outros modelos da Apple.

O que sabemos é que, por enquanto, a situação do iPhone Air tem muita incerteza — e o mercado observa cada movimento da Apple para entender qual dessas previsões vai se confirmar.