Apple reduz produção do iPhone Air devido a vendas fracas

Imagem de: Apple reduz produção do iPhone Air devido a vendas fracas

Pouco tempo depois de o lançamento do iPhone Air na China ter sido considerado um sucesso — com o novo modelo ultrafino esgotando nas lojas físicas e online do país —, surgiram dados que mostram uma realidade bem diferente em outras partes do mundo.

Segundo novas informações do The Elec, o bom desempenho na China não se repetiu em outros mercados, e por isso uma consultoria decidiu reduzir a previsão de produção do iPhone Air em 1 milhão de unidades até o fim de 2025.

De acordo com a Mizuho Securities, uma empresa japonesa de banco de investimentos e corretora, o desempenho de vendas abaixo do esperado forçou analistas a rever suas estimativas.

A previsão anterior da Apple para os envios anuais de iPhones era de 246 milhões de unidades neste ano, mas agora o número foi reduzido em cerca de 7%, ficando em 229 milhões de unidades projetadas para 2026.

Mesmo assim, o cenário não é negativo para toda a linha: os demais modelos da série iPhone 17 estão vendendo muito bem. Os dados indicam que o iPhone 17 básico está com desempenho acima do esperado, impulsionando um aumento de 2 milhões de unidades na produção.

Já o iPhone 17 Pro e o iPhone 17 Pro Max também registraram crescimento em comparação com o mesmo período do ano anterior, com projeções de produção subindo em 1 milhão e 4 milhões de unidades, respectivamente.

Enquanto isso, o iPhone Air teve seu volume de produção ajustado para baixo, com redução de 1 milhão de unidades. Mesmo assim, a produção total da linha deve aumentar, passando de 88 milhões para 94 milhões de unidades neste ano.

Apesar da queda de interesse global, o iPhone Air ainda tem forte demanda na China — atualmente, o maior mercado de smartphones do mundo —, o que ajuda a manter o modelo em evidência e sustenta parte da produção.

A comparação com a Samsung também chama atenção. Enquanto a fabricante sul-coreana tem dificuldades com o Galaxy S25 Edge, que supostamente chegou a cancelar o lançamento do Galaxy S26 Edge previsto para o próximo ano, a Apple continua apostando na força de sua linha premium.

Ainda assim, não há garantias de que o iPhone Air manterá o mesmo ritmo de vendas nas próximas semanas. Caso a procura continue caindo fora da China, a Apple pode ajustar novamente seus pedidos e focar os esforços de produção nos outros três modelos da série iPhone 17, que continuam com bom desempenho global.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.