Apple reduz produção do iPhone Air devido a vendas fracas

Imagem de: Apple reduz produção do iPhone Air devido a vendas fracas

Pouco tempo depois de o lançamento do iPhone Air na China ter sido considerado um sucesso — com o novo modelo ultrafino esgotando nas lojas físicas e online do país —, surgiram dados que mostram uma realidade bem diferente em outras partes do mundo.

Segundo novas informações do The Elec, o bom desempenho na China não se repetiu em outros mercados, e por isso uma consultoria decidiu reduzir a previsão de produção do iPhone Air em 1 milhão de unidades até o fim de 2025.

De acordo com a Mizuho Securities, uma empresa japonesa de banco de investimentos e corretora, o desempenho de vendas abaixo do esperado forçou analistas a rever suas estimativas.

A previsão anterior da Apple para os envios anuais de iPhones era de 246 milhões de unidades neste ano, mas agora o número foi reduzido em cerca de 7%, ficando em 229 milhões de unidades projetadas para 2026.

Mesmo assim, o cenário não é negativo para toda a linha: os demais modelos da série iPhone 17 estão vendendo muito bem. Os dados indicam que o iPhone 17 básico está com desempenho acima do esperado, impulsionando um aumento de 2 milhões de unidades na produção.

Já o iPhone 17 Pro e o iPhone 17 Pro Max também registraram crescimento em comparação com o mesmo período do ano anterior, com projeções de produção subindo em 1 milhão e 4 milhões de unidades, respectivamente.

Enquanto isso, o iPhone Air teve seu volume de produção ajustado para baixo, com redução de 1 milhão de unidades. Mesmo assim, a produção total da linha deve aumentar, passando de 88 milhões para 94 milhões de unidades neste ano.

Apesar da queda de interesse global, o iPhone Air ainda tem forte demanda na China — atualmente, o maior mercado de smartphones do mundo —, o que ajuda a manter o modelo em evidência e sustenta parte da produção.

A comparação com a Samsung também chama atenção. Enquanto a fabricante sul-coreana tem dificuldades com o Galaxy S25 Edge, que supostamente chegou a cancelar o lançamento do Galaxy S26 Edge previsto para o próximo ano, a Apple continua apostando na força de sua linha premium.

Ainda assim, não há garantias de que o iPhone Air manterá o mesmo ritmo de vendas nas próximas semanas. Caso a procura continue caindo fora da China, a Apple pode ajustar novamente seus pedidos e focar os esforços de produção nos outros três modelos da série iPhone 17, que continuam com bom desempenho global.