Chip A18 Pro é 15% mais rápido que o A17 Pro e consome 20% menos energia

Imagem de: Chip A18 Pro é 15% mais rápido que o A17 Pro e consome 20% menos energia

Os novos iPhones 16 e 16 Pro chegam ao mercado trazendo o poder dos chips A18 e A18 Pro, marcando uma evolução importante no desempenho desses dispositivos.

Com melhorias expressivas tanto no processamento quanto no consumo de energia, a Apple elevou o nível de suas tecnologias este ano.

Mas, afinal, como o chip A18 Pro se sai em comparação com o seu antecessor, o A17 Pro? Segundo a Apple, o A18 Pro é 15% mais rápido que o A17 Pro, ao mesmo tempo que consome 20% menos energia.

Isso se traduz em uma experiência de uso mais fluida e com maior autonomia de bateria, principalmente nos modelos iPhone 16 Pro.

Para quem já ficou impressionado com o A17 Pro, o A18 Pro chegou para entregar ainda mais, graças ao seu poder de processamento e uma GPU de última geração.

Enquanto o chip A18 padrão foi comparado ao A16 Bionic, sugerindo que seus ganhos podem não ser tão impressionantes, a versão "Pro" do chip mostrou ser muito eficiente.

Com um Neural Engine ainda mais rápido e um foco em aprendizado de máquina, a Apple está preparada para integrar recursos de inteligência artificial (IA) em seus smartphones nos próximos anos.

Em termos de especificações, o A18 Pro no iPhone 16 conta com uma CPU de 6 núcleos, sendo 2 de desempenho e 4 de eficiência.

Esses núcleos trabalham juntos para otimizar o consumo de energia sem comprometer o desempenho, garantindo que o iPhone 16 Pro funcione com eficiência máxima.

Além disso, o chip oferece caches maiores e aceleradores de machine learning de última geração, que serão fundamentais nos novos recursos inteligentes da Apple.

Outro ponto interessante é a inclusão de velocidades USB 3.0 mais rápidas, algo que pode passar despercebido por muitos, mas é um avanço importante para quem utiliza o dispositivo para transferir arquivos ou realizar tarefas que demandam maior velocidade de comunicação com outros dispositivos.

Porém, os números de desempenho e eficiência energética divulgados são informações da própria Apple, e ainda não tivemos acesso a benchmarks independentes que confirmem esses dados.

No entanto, a expectativa é de que o A18 Pro se mostre um grande salto em termos de potência e consumo de energia quando comparado ao A17 Pro e até mesmo aos chips da concorrência.