A Apple liberou o embargo dos testes do iPhone 17 Pro e iPhone 17 Pro Max, e os reviews começaram a mostrar o que esses modelos realmente entregam em termos de desempenho.
O ponto mais chamativo é o novo chip A19 Pro, principalmente no quesito jogos AAA, que são títulos pesados e de alto padrão gráfico.
Em comparações diretas, ele mostrou ganhos expressivos sobre o A18 Pro e o A17 Pro, chegando a 69% a mais de FPS em alguns jogos como Resident Evil 4 Remake, Death Stranding e Assassin's Creed Mirage.
Além do processador mais potente, a Apple fez alterações importantes no design do iPhone 17 Pro. A troca da carcaça de titânio para alumínio e a adição de uma vapor chamber (câmara de vapor usada para resfriamento avançado) fizeram diferença.
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Essas mudanças permitem que o A19 Pro trabalhe com um limite de potência mais alto sem esquentar tanto, garantindo taxas de quadros (FPS) bem superiores em sessões de jogo mais longas.
Segundo o YouTuber Geekerwan, que realizou os testes em profundidade, essas melhorias colocam o iPhone em um patamar próximo ao de um PC gamer portátil.
O A19 Pro consegue manter desempenho estável sem precisar reduzir o clock por conta de superaquecimento, coisa que limitava bastante o A18 Pro e o A17 Pro.
Os números abaixo mostram claramente como o A19 Pro entrega mais desempenho, mesmo consumindo um pouco mais de energia:
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Resident Evil 4 Remake
- A19 Pro: 52,2 FPS (6,1W)
- A18 Pro: 33,3 FPS (4,7W) — 56% mais lento
- A17 Pro: 31,6 FPS (4,9W) — 65% mais lento
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Death Stranding
- A19 Pro: 47,1 FPS (6,1W)
- A18 Pro: 29,3 FPS (5,3W) — 60% mais lento
- A17 Pro: 27,8 FPS (4,7W) — 69% mais lento
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Assassin's Creed Mirage
- A19 Pro: 29,7 FPS (5,6W)
- A18 Pro: 20,4 FPS (4,8W) — 45% mais lento
- A17 Pro: 18,4 FPS (4,5W) — 61% mais lento
Apesar de trabalhar em potências mais altas, o A19 Pro se beneficia do novo sistema de resfriamento. Isso evita o chamado thermal throttling — quando o chip precisa reduzir o desempenho para não superaquecer.
Já os chips anteriores, o A18 Pro e o A17 Pro, eram obrigados a cortar desempenho em cenários pesados, o que limitava a experiência em jogos AAA.
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O destaque vai para Death Stranding, onde a diferença chegou a 69% de FPS a mais em relação aos modelos anteriores.
Já a melhor taxa de quadros foi vista em Resident Evil 4 Remake, muito graças ao motor gráfico RE Engine, da Capcom, famoso pela eficiência e boa otimização.