No mês passado, a AMD lançou uma atualização do seu software de driver, o AMD Radeon Adrenalin 23.2.1, que trouxe atualizações para as placas de vídeo das séries RX 6000 e RX 7000.
No entanto, um número pequeno de usuários que instalaram esta atualização começaram a relatar problemas de inicialização que estavam travando o Windows. A empresa não reconheceu o problema.
Agora, um bug semelhante foi descoberto no driver certificado WQHL mais recente da AMD, o Adrenalin 23.2.2, e reacendeu o debate sobre o problema.
"Depois de instalar os novos drivers adrenalina 23.2.2, meu computador continua travando. Não consigo jogar por mais de 10 a 15 minutos ou editar vídeos por mais de 30 minutos, e o computador trava", relatou um usuário da Comunidade AMD.
Brad Chacos, editor da revista de informática PC World, foi quem identificou o problema e reportou aos engenheiros da AMD para trabalhar em uma solução.
A AMD finalmente confirmou o problema e observa que pode ele ocorrer quando o usuário atualiza o driver durante a instalação das atualizações do Windows.
"Você está 100% certo. O problema está 100% nos drivers da AMD. Confirmei hoje. Fiz uma reinicialização limpa do pc, tentei com novos drivers e ainda estava travando. Então fiz o mesmo, mas com drivers 23.2.1 e ainda travando. Então, mais uma vez uma inicialização limpa, mas desta vez com drivers 22.11.2 e o pc funciona como um sonho. Sem travamentos, sem problemas. Os drivers 23.2.1 e 23.2.2 são ruins e devem ser evitados a todo custo", disse um dos moderadores da Comunidade AMD em resposta a um usuário.
A empresa aconselhou seus clientes a evitarem algumas práticas ao atualizar os drivers AMD Radeon que podem resultar em um erro "Inaccessible Boot Device" e inutilizar a inicialização do Windows.
O problema foi relatado por centenas de usuários que também atualizaram o Windows, a AMD recomendou que as atualizações do sistema sejam aplicadas ou pausadas antes de instalar o driver.
Além disso, a empresa aconselhou desmarcar a opção "Redefinição de fábrica" novos drivers AMD Radeon para garantir que não haja problemas durante a atualização.
A empresa disse que já está trabalhando em uma correção mais ampla para o problema e encorajou os usuários a relatarem problemas em seus produtos por meio da ferramenta de relatório de erros.
Para não correr o risco de ser afetado pelo bug, é aconselhável evitar instalar o driver WHQL Adrenalin 23.2.2 até que a AMD lance um patch de correção permanente.
Como alternativa, os usuários que dependem dos pacotes de atualização do Windows para seus drivers gráficos podem desmarcar a opção "Redefinição de fábrica" ao instalar os drivers Adrenalin.
Uma outra alternativa seria usar o Desinstalador de driver de vídeo (DDU), que impede o Windows Update de baixar os drivers quando o Adrenalin está em execução.
A AMD está comprometida em resolver os problemas o mais rápido possível e garante que está trabalhando ativamente para fornecer uma solução permanente.
Via: AMD