Binance US suspende negociações em dólar após acusações da SEC

Imagem de: Binance US suspende negociações em dólar após acusações da SEC

Numa grande derrota para a Binance, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) parece ter ganhado vantagem em sua busca por controle da exchange de criptomoedas.

A Binance US acaba de perder a capacidade de processar depósitos em dólares americanos. De acordo com um tweet da Binance US, a plataforma de criptomoedas irá suspender todos os depósitos em dólares a partir de 13 de junho. Ao explicar a lógica por trás dessa decisão, a exchange disse:

"Como resultado, numa tentativa de proteger nossos clientes e plataforma, estamos suspendendo hoje os depósitos em dólares americanos e informando aos clientes que nossos parceiros bancários estão se preparando para interromper os canais de saque em fiat (USD) a partir de 13 de junho de 2023. Encorajamos os clientes a tomarem as medidas adequadas com seus dólares."

Os clientes ainda poderão fazer saques de seus fundos na Binance US. A suspensão ocorre depois que a SEC formalmente apresentou 13 acusações contra a Binance e seu CEO, Changpeng Zhao (CZ), no início desta semana.

As acusações afirmam que a maior exchange de criptomoedas do mundo burlou as regras estabelecidas para permitir que pessoas de alto patrimônio nos EUA acessem os serviços offshore da Binance, misturou ativos e fundos de clientes, realizou lavagem de dinheiro por meio de entidades afiliadas, não cumpriu com os procedimentos de conhecimento do cliente (KYC) e houve má gestão geral por parte do CEO da Binance.

Além disso, o principal órgão regulador financeiro dos EUA declarou que alguns tokens populares são considerados "valores mobiliários não registrados", numa tentativa de exercer jurisdição sobre todo o cenário das criptomoedas.

Posteriormente, em 6 de junho, a SEC entrou com uma ordem de restrição contra a Binance, solicitando ao juiz responsável que congelasse os ativos da Binance US, com exceção dos saques feitos pelos clientes.

Curiosamente, os advogados que trabalham para a exchange de criptomoedas alegaram, em 7 de junho, que o presidente da SEC, Gary Gensler, havia abordado a Binance em 2019 e se oferecido para ser seu consultor.

Naquela época, Gensler era professor na Sloan School of Management do MIT. No entanto, de acordo com um relatório separado do Wall Street Journal, parece que a Binance abordou Gensler primeiro, e isso já em 2018.

A batalha entre a SEC e a Binance continua esquentando. Até o momento, parece que o principal órgão regulador financeiro dos EUA está exercendo sua autoridade sobre o cenário das criptomoedas.

Via: WCCF Tech