A Bandai Namco, uma das maiores editoras de jogos do Japão, realizou alguns cortes em sua equipe, após o cancelamento de vários projetos de jogos.
Essas reduções foram motivadas pela baixa demanda e pelo desempenho abaixo do esperado dos títulos cancelados. A abordagem usada pela empresa para reduzir o número de funcionários tem sido alvo de polêmica.
De acordo com informações divulgadas pela Bloomberg, a Bandai Namco tem adotado uma prática comum em algumas empresas japonesas, conhecida como "salas de isolamento".
Nesses espaços, os funcionários são realocados sem receber novas tarefas ou projetos, criando um ambiente de pressão psicológica para que eles decidam pedir demissão por conta própria.
Desde abril, cerca de 200 trabalhadores foram transferidos para essas salas, e cerca de 100 já optaram por deixar a empresa.
Há expectativa de que mais demissões ocorram nos próximos meses, à medida que outros funcionários também se sintam pressionados a sair.
Um porta-voz da Bandai Namco disse que as decisões de interromper o desenvolvimento de certos jogos foram tomadas após uma análise minuciosa do mercado e das condições internas.
Ele explicou que alguns funcionários podem passar por períodos de inatividade enquanto aguardam a designação para novos projetos, mas negou a existência de uma prática formalizada de "oidashi beya" — termo japonês para essas salas de isolamento — dentro dos estúdios da empresa.
Segundo o porta-voz, "não há organização como uma "oidashi beya" na Bandai Namco Studios projetada para pressionar as pessoas a saírem voluntariamente".
Dragon Ball SPARKING! Zero é um sucesso de vendas
Apesar dos cortes e da reestruturação interna, a Bandai Namco teve sucesso com seu mais recente lançamento, Dragon Ball SPARKING! Zero, que vendeu 3 milhões de cópias no primeiro dia de lançamento.
O jogo, disponível para PC, PlayStation 5, Xbox Series X e Xbox Series S, foi muito bem recebido tanto pelos fãs quanto pela crítica.
Isso mostra que, mesmo em meio aos cortes, a empresa continua focada em entregar jogos que atendem às expectativas dos jogadores e fãs.
Reflexo das práticas de trabalho no Japão
O uso de métodos como a "oidashi beya" não é uma novidade no ambiente corporativo japonês. Essa prática já foi adotada por outras grandes empresas para "encorajar" os funcionários a saírem voluntariamente sem a necessidade de demissões formais.
Essas medidas são frequentemente vistas como formas de evitar confrontos legais e manter uma imagem pública mais "positiva".
Porém, críticos apontam que essa abordagem pode causar grande estresse e abalo psicológico nos trabalhadores, além de gerar um ambiente de trabalho hostil.
A Bandai Namco negou o uso direto da "oidashi beya", mas os relatos indicam que a empresa passa por dificuldades para manter a motivação e a moral da equipe durante esse período de transição.
A longo prazo, essas práticas podem afetar a percepção da empresa tanto por parte de potenciais talentos quanto de outros parceiros da indústria.