Assassin's Creed Shadows virou um dos capítulos mais polêmicos da franquia, e a reação do público acabou afetando diretamente o rumo do jogo e até o jeito da Ubisoft lidar com o projeto.
De acordo com o site Game File, durante um encontro de profissionais da indústria de games que aconteceu na Paris Games Week, a Ubisoft comentou abertamente sobre toda a confusão em torno do novo título da série.
A conversa começou com um vídeo mostrando como o jogo evoluiu até se tornar um dos mais criticados — e, ao mesmo tempo, mais comentados — da franquia. No final do vídeo, a Ubisoft mostrou como passou a lidar com as críticas.
A empresa decidiu parar de dar atenção aos comentários negativos e focar em quem realmente gosta da série. Por causa disso, o lançamento foi adiado para que o estúdio pudesse fazer ajustes e entregar uma experiência mais polida.
A ideia era conquistar o público fiel, que acabaria defendendo o jogo dentro da "guerra cultural" que surgiu com as escolhas feitas no enredo e nos personagens.
"Ficamos surpresos com a intensidade dos ataques", comentou Yves Guillemot, CEO da Ubisoft.
"E percebemos rapidamente que era uma batalha, uma batalha com nossos próprios fãs, para mostrar que o que fizemos é, de fato, um videogame, e não uma mensagem."
Até o momento, não dá pra saber se a Ubisoft realmente conseguiu convencer o público de que Assassin's Creed Shadows é só um jogo, e não uma tentativa de passar algum tipo de recado.
A empresa ainda não divulgou números oficiais de vendas, mas tudo indica que o título se saiu bem na Europa. Em agosto, foi relatado que o jogo se tornou o mais vendido de 2025 no continente, superando grandes lançamentos como Monster Hunter Wilds e Mario Kart World.
Mesmo com toda essa polêmica em torno de algumas decisões criativas — como a escolha dos protagonistas e certos erros históricos —, o jogo não chega a ser ruim.
Assassin's Creed Shadows segue a base dos capítulos anteriores no estilo RPG, mas com ajustes que deixaram a jogabilidade mais fluida.








