Apple Vision Pro mais acessível é adiado para 2027, diz analista

Imagem de: Apple Vision Pro mais acessível é adiado para 2027, diz analista

A produção de um modelo mais acessível do Apple Vision Pro foi adiada para 2027, podendo se prolongar par além disso, segundo informações recentes de um analista.

Esse headset de realidade mista, que teve seu lançamento inicial previsto para 2025, teria uma faixa de preço em torno de US$ 2.000 e incluiria configurações mais modestas, como o uso de um processador da série A em vez da série M, além de uma tela com menor densidade de pixels.

Porém, a falta de casos de uso convincentes parece ser um dos principais fatores para o adiamento, uma vez que o preço por si só não garantiu o interesse do público pelo modelo original.

Segundo o analista Ming-Chi Kuo, a segunda geração do Apple Vision Pro, planejada para 2025, deve trazer o novo chipset M5, ampliando o suporte à computação espacial e ao Apple Intelligence.

Aparentemente essa deve ser a próxima aposta da empresa de Cupertino para fortalecer sua posição no mercado de realidade mista e atrair mais o interesse das pessoas por este tipo de tecnologia.

Contudo, essa tecnologia ainda não é vista como um produto de massa; de fato, o próprio CEO da Apple, Tim Cook, afirmou que o Vision Pro se destina a um público específico, disposto a experimentar as inovações mais recentes antes de elas se tornarem acessíveis.

A comparação com o HomePod, que mesmo tendo um modelo mini não conseguiu se tornar popular, ilustra a dificuldade da Apple em transformar certos produtos de nicho em sucessos de vendas.

Mas, a empresa continua trabalhando para melhorar o visionOS e trazer mais recursos como o Modo Viagem e o Mac Virtual Display para uma experiência de tela ampla e aumentar a produtividade.

Ainda assim, a previsão é de que esse mercado amadureça apenas a longo prazo, o que poderia reacender os planos para uma versão mais acessível do Vision Pro.