Apple lança atualização de segurança as pressas para iPhone e Mac

Imagem de: Apple lança atualização de segurança as pressas para iPhone e Mac

A Apple acaba de lançar um pacote de atualizações de segurança as pressas para vários de seus produtos, incluindo o iPhone e o Mac, que corrige uma vulnerabilidade crítica no sistema.

Essas atualizações têm como objetivo corrigir uma vulnerabilidade de software que pode estar sendo ativamente explorada por cibercriminosos.

De acordo com um relatório da empresa, é altamente recomendado que os usuários de iPhone, iPad e Mac atualizem seus dispositivos o mais rápido possível para se protegerem.

A vulnerabilidade em questão afeta o navegador Safari WebKit da Apple e pode permitir a execução de código arbitrário.

Isso significa que um hacker pode inserir malware em um dispositivo e induzir o usuário a abrir páginas da web maliciosas. Portanto, é essencial aplicar os patches disponíveis para corrigir o problema.

A Apple já disponibilizou as correções para o bug, identificado como CVE-2023-37450, nas versões iOS 16.5.1, iPadOS 16.5.1 e macOS Ventura 13.4.1.

A empresa não revelou detalhes sobre a natureza da ameaça ou o grupo de hackers envolvido, a vulnerabilidade foi relatada por um pesquisador anônimo e há evidências de sua exploração ativa.

Portanto, é fundamental atualizar o software o mais rápido possível para se proteger. Felizmente, os patchs de emergência da Apple são projetados para serem baixados automaticamente nos dispositivos.

No entanto, pode ser necessário reiniciar o dispositivo para concluir a instalação das atualizações. Para atualizar seu iPhone ou iPad, vá para "Configurações -> Geral -> Atualização de Software".

No caso do macOS, clique no menu Apple, vá para "Configurações do sistema", selecione "Geral" e, em seguida, clique em "Atualização de software".

Se você ativou as "Atualizações automáticas" e as "Respostas de segurança e arquivos do sistema", seu dispositivo deverá estar pronto para atualizar.

As Proteções Rápidas da Apple foram introduzidas no início deste ano para oferecer correções de segurança de maneira mais eficiente aos usuários.

Essas atualizações "rápidas" disponibilizam patchs de segurança que corrigem problemas específicos e não exigem uma atualização geral do software, o que facilita a aplicação das correções.

Isso é um reflexo do aumento das ameaças enfrentadas pela Apple. Esta é a décima vulnerabilidade de dia zero corrigida pela empresa somente este ano, evidenciando a importância de manter seus dispositivos atualizados para se proteger contra possíveis ataques.

Via: Gizmodo