O aplicativo Nate que utiliza inteligência artificial (IA) para concluir compras online preenchendo dados de cartão de crédito e endereço automaticamente está na verdade usando humanos para concluir suas tarefas.
A empresa responsável pelo aplicativo que se autodenomina uma "startup de inteligência artificial" cobra US $ 1 do cliente por transação para concluir as compras pelo seu software usando "métodos de alta tecnologia".
Mas, em vez de utilizar métodos avançados de aprendizado de máquina, as transações da Nate são frequentemente realizadas manualmente por trabalhadores da empresa nas Filipinas.
Segundo o The Information, que conversou com duas pessoas que tiveram acesso direto aos dados da Nate, em 2021 a Nate tratou transações manualmente, em vez de automaticamente, uma parcela que varia entre 60% e 100%.
De acordo com especialistas com conhecimento desta tecnologia, usar humanos para realizar tarefas não é algo incomum devido a problemas com bloqueadores de bots em sites de varejistas.
Mas a empresa não compartilhou com potenciais investidores que estava utilizando processo manual em seu aplicativo enquanto tentava levantar fundos.
E aparentemente, isso não impediu a Nate de arrecadar milhões de dólares em investimentos para tornar algo que já é muito fácil ainda mais fácil.
Empresas de capital de risco como a Coatue Management e Forerunner Ventures investiram cerca de US $ 50 milhões na Nate nos últimos dois anos.
Esta não é a única polêmica envolvendo o aplicativo da empresa. No final do ano passado, a Nate decidiu lançar uma promoção para aumentar sua presença no mercado e seu número de transações diárias que não passava de 100.
A empresa então comprou anúncios no TikTok, canais de TV e transporte público oferecendo US $ 50 para os usuários que baixavam o aplicativo Nate e criavam um perfil gastarem em sites selecionados.
Com isso, as transações aumentaram para até 10 mil por dia. Mas segundo o relatório da The Information, esses números foram alcançados por que os usuários descobriram uma maneira de burlar o sistema do aplicativo.
Depois que a empresa removeu usuários duplicados e encerrou a promoção, as transações diárias caíram para cerca de 75 a 100 por dia.
Um porta-voz da Nate disse que esses números – assim como a taxa de 60% a 100% – estavam incorretos, "e as alegações que questionam a tecnologia proprietária [da Nate] são completamente infundadas".
Via: The Information