O serviço de hospedagem de arquivos Zippyshare, conhecido por sua interface limpa, simplicidade e facilidade de uso, anunciou que irá encerrar suas operações até o final deste mês, após 17 anos de atividades no mercado.
Em um comunicado, a empresa explicou que não consegue mais manter seus servidores em funcionamento devido a vários fatores, incluindo o aumento do preço da energia elétrica, bloqueadores de anúncios e diminuição da receita de anúncios, principal fonte de renda do site.
Apesar de possuir cerca de 45 milhões de usuários mensais, a empresa responsável pelo site decidiu encerrar suas atividades após uma longa trajetória como um serviço gratuito de hospedagem de arquivos.
A explicação para o fechamento incluiu a constatação de que a fórmula indiscutivelmente simples dos serviços oferecidos estava perdendo força lentamente em comparação aos concorrentes, que apresentam melhor desempenho, mais recursos e uma aparência mais moderna.
- Leia também: A Casa do Dragão é a série mais pirateada de 2024
"Ninguém mais precisa de um dinossauro como nós", disse a empresa
O Zippyshare permitia que os usuários carregassem uma quantidade ilimitada de arquivos com tamanho de até 500 MB sem custos.
Além disso, o site não exigia registro de conta para fazer upload ou download de arquivos, assim como não tinha limitação quanto ao número de vezes que um arquivo podia ser baixado.
Entretanto, o site foi listado como infrator das leis DMCA pela RIAA e o USTR em 2013 e 2015, respectivamente, devido à distribuição de música supostamente infratora e a possibilidade de instalação de malware nos computadores dos usuários.
Em 2018, a associação de música RIAA sugeriu que o Zippyshare fosse novamente listado como um site que viola as leis DMCA, devido à falta de mecanismos para evitar reenvios de conteúdo infrator, apesar de respeitar avisos de remoção.
A partir de março de 2019, o acesso ao site foi bloqueado em vários países, incluindo o Reino Unido, Alemanha e Espanha, com uma mensagem de erro HTTP 403 exibida.
Embora nenhuma explicação oficial tenha sido dada sobre o encerramento do site, provavelmente o motivo seja problemas de direitos autorais e o bloqueio geográfico em alguns países que tem sido uma solução a pirataria.
Com o fechamento do Zippyshare o site ficará offline em breve, muitos usuários precisarão encontrar novas opções para hospedar e compartilhar seus arquivos na internet.
A empresa se despediu dos usuários agradecendo por acompanhá-la ao longo dos anos e desejando encontrá-los "nas profundezas da internet".
"Obrigado por estar conosco ao longo dos anos. Vejo você nas profundezas da Internet", finalizou a empresa.
Os sites de hospedagem de arquivos livres devem se tornar cada vez mais raros nos próximos anos, já que a repressão contra o compartilhamento de arquivos está cada vez maior.
Embora esta seja uma medida para conter a pirataria, este tipo de ação também afeta o compartilhamento de arquivos que não são protegidos por direitos autorais, tornando o acesso a eles mais difícil.
Via: Zippyshare Blog