Yuji Horii reacende discussões sobre remake de Chrono Trigger

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Um remake de Chrono Trigger continua no topo da lista de quem sonha com o retorno dos grandes JRPGs dos anos 90. Não existe qualquer anúncio oficial por parte da Square Enix, só que a reação de Yuji Horii, criador de Dragon Quest, reacendeu a conversa sobre o assunto.

Durante um programa transmitido no YouTube no dia 30 de novembro, Horii foi questionado sobre os projetos ligados aos 30 anos do jogo e se isso teria alguma relação com um possível remake.

A resposta foi interessante. Em vez de negar, ele comentou apenas que não pode falar nada a respeito e que é melhor não perguntar. A fala chamou atenção justamente por não descartar a ideia.

Isso não serve como confirmação de que o remake está em desenvolvimento, mas o fato de Horii evitar negar de forma direta acabou alimentando ainda mais a curiosidade.

Nos últimos meses, o responsável por Dragon Quest — que também participou da versão original de Chrono Trigger como um dos escritores — voltou a tocar nesse tema em ocasiões diferentes.

Em maio, uma tradução equivocada durante sua participação no Napoli Comicon deu margem para novas discussões. Segundo rumores que circularam na época, a equipe estaria avaliando apenas uma possível versão em HD-2D, e não um remake completo.

Lançado originalmente em 1995 para o Super Nintendo, Chrono Trigger ganhou versões posteriores no Nintendo DS, PC e celulares.

Essas edições trazem conteúdos extras não presentes no jogo original, como novas áreas, um chefe adicional e um final alternativo que cria uma ponte mais direta com Chrono Cross, relançado em 2022 como The Radical Dreamers Edition.

Com a própria Square Enix revisitando várias franquias clássicas nos últimos anos, a torcida é para que as versões já lançadas não sejam o último capítulo de um dos JRPGs mais celebrados de todos os tempos.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.