A Microsoft está se preparando para trazer uma atualização ao Xbox Cloud Gaming, serviço de jogos em nuvem que deve receber, em breve, uma melhoria nas taxas de bits.
Essa mudança terá como principal objetivo melhorar a qualidade visual das transmissões, corrigindo um dos pontos mais criticados pelos usuários, que frequentemente reclamam de gráficos ruins quando comparados a concorrentes, como o NVIDIA GeForce NOW e o Boosteroid, que já suportam resoluções 4K.
De acordo com informações compartilhadas por Tom Warren, do The Verge, a Microsoft vai aumentar as taxas de bits, o que deverá melhorar a clareza visual dos jogos no Xbox Cloud Gaming.
A maior taxa de bits ajudará a reduzir a compressão de imagem, tornando os gráficos mais nítidos e detalhados, principalmente em jogos com muitos elementos visuais.
Porém, não há sinais de que a resolução ultrapasse os 1080p, pelo menos por enquanto. Para quem esperava uma atualização para 4K, isso pode ser um pouco decepcionante.
Latência ainda dependerá de atualizações no hardware
Outro aspecto importante é a latência. Para que o tempo de resposta seja reduzido, será necessário realizar atualizações no hardware dos servidores que alimentam o serviço.
Até o momento, a Microsoft não indicou quando isso poderia acontecer, o que significa que a latência provavelmente não terá melhorias substanciais em um futuro próximo.
Isso mantém o Xbox Cloud Gaming atrás de alguns concorrentes no quesito performance, já que a resposta rápida dos comandos é muito importante para uma experiência de jogo fluida.
Mais novidades à caminho
Além das melhorias nas taxas de bits, a Microsoft pode trazer novos recursos para deixar o serviço mais atrativo.
Esses recursos foram divulgados pelo criador do Better XCloud, um aplicativo de código aberto que visa otimizar o uso do Xbox Cloud Gaming em diversas plataformas.
Um dos recursos em desenvolvimento é o "Xbox Together", que permitiria aos usuários se conectarem e jogarem com amigos pelo navegador web.
Contudo, de acordo com Warren, o projeto ainda está em fase experimental, sendo um "projeto hackathon" que pode nunca ser disponibilizado publicamente.
Outro recurso interessante é o controle direto para a nuvem, que busca reduzir a latência ao enviar os comandos do controle diretamente para os servidores do Xbox Cloud Gaming.
Essa abordagem foi usada com pelo Google Stadia para tornar a experiência de jogo mais responsiva. A Microsoft ainda está trabalhando nesse recurso, e há a possibilidade de que ele seja lançado no futuro.
Por fim, a Microsoft vai permitir que os usuários transmitam seus próprios jogos no Xbox Cloud Gaming a partir do próximo mês.
Isso representa uma grande mudança, pois, até então, os jogadores precisavam usar uma biblioteca específica de jogos suportados pelo serviço.
A transmissão de jogos pessoais pode aumentar a flexibilidade e o apelo do Xbox Cloud Gaming, atraindo mais usuários para a plataforma.