Vendas do Xbox caem 13% no quarto trimestre de 2023

Imagem de: Vendas do Xbox caem 13% no quarto trimestre de 2023

A Microsoft acaba de divulgar seus resultados financeiros referentes ao último trimestre de 2023, e para a divisão Xbox, os números foram um tanto mistos.

Os resultados da área de jogos registraram uma melhora modesta em relação ao ano anterior, com um aumento de receita de 1%, um desempenho muito abaixo das expectativas da Microsoft.

A principal razão para esse crescimento abaixo do esperado pode ser atribuída às vendas do console Xbox Series X/S, que caíram 13% em relação ao ano anterior.

Esse declínio nas vendas tem sido uma tendência nos últimos trimestres, já que o console de próxima geração da Microsoft tem enfrentado forte concorrência do Nintendo Switch e do PS5 da Sony.

Além disso, as vendas de jogos próprios e de terceiros fornecidos pela empresa também foram mais fracas do que o esperado para o trimestre.

Não há informações sobre quais jogos de terceiros tiveram um desempenho inferior, mas é provável que Redfall, lançado em maio e recebendo críticas negativas, tenha contribuído para esse resultado.

Apesar desses desafios, a receita de jogos ainda apresentou um aumento de 1%, impulsionada pelo crescimento de 5% na receita de conteúdo e serviços do Xbox em relação ao ano anterior.

Apesar da queda nas vendas de jogos, esse aumento significativo na receita da empresa para o departamento de jogos veio de uma fonte específica: o Xbox Game Pass.

De acordo com a diretora financeira da Microsoft, Amy Hood, as horas de uso do Game Pass no último trimestre aumentaram em 22% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Recentemente, a empresa adotou algumas estratégias para atrair mais assinantes e aumentar a receita do Game Pass, como ofertas especiais para novos usuários, a incorporação do Xbox Live ao serviço como "Game Pass Core" e o ajuste de preços das assinaturas.

Quanto ao futuro da divisão Xbox, a Microsoft parece estar otimista. Segundo Amy Hood, a empresa prevê um crescimento de receita de "um dígito médio" e um aumento de receita de conteúdo de "um dígito médio a alto" para o ano fiscal de 2024.

As expectativas da empresa podem estar em Starfield, previsto para ser lançado em setembro, que pode contribuir significativamente para esses números.

Não podemos deixar de mencionar a aquisição da Activision Blizzard que pode trazer grandes mudanças para a divisão de jogos da Microsoft, mas parece que a empresa ainda não está contando totalmente com esse cenário.

Via: Microsoft, WCCF Tech