Vendas do Xbox caem 13% no quarto trimestre de 2023

Imagem de: Vendas do Xbox caem 13% no quarto trimestre de 2023

A Microsoft acaba de divulgar seus resultados financeiros referentes ao último trimestre de 2023, e para a divisão Xbox, os números foram um tanto mistos.

Os resultados da área de jogos registraram uma melhora modesta em relação ao ano anterior, com um aumento de receita de 1%, um desempenho muito abaixo das expectativas da Microsoft.

A principal razão para esse crescimento abaixo do esperado pode ser atribuída às vendas do console Xbox Series X/S, que caíram 13% em relação ao ano anterior.

Esse declínio nas vendas tem sido uma tendência nos últimos trimestres, já que o console de próxima geração da Microsoft tem enfrentado forte concorrência do Nintendo Switch e do PS5 da Sony.

Além disso, as vendas de jogos próprios e de terceiros fornecidos pela empresa também foram mais fracas do que o esperado para o trimestre.

Não há informações sobre quais jogos de terceiros tiveram um desempenho inferior, mas é provável que Redfall, lançado em maio e recebendo críticas negativas, tenha contribuído para esse resultado.

Publicidade

Apesar desses desafios, a receita de jogos ainda apresentou um aumento de 1%, impulsionada pelo crescimento de 5% na receita de conteúdo e serviços do Xbox em relação ao ano anterior.

Apesar da queda nas vendas de jogos, esse aumento significativo na receita da empresa para o departamento de jogos veio de uma fonte específica: o Xbox Game Pass.

De acordo com a diretora financeira da Microsoft, Amy Hood, as horas de uso do Game Pass no último trimestre aumentaram em 22% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Recentemente, a empresa adotou algumas estratégias para atrair mais assinantes e aumentar a receita do Game Pass, como ofertas especiais para novos usuários, a incorporação do Xbox Live ao serviço como "Game Pass Core" e o ajuste de preços das assinaturas.

Quanto ao futuro da divisão Xbox, a Microsoft parece estar otimista. Segundo Amy Hood, a empresa prevê um crescimento de receita de "um dígito médio" e um aumento de receita de conteúdo de "um dígito médio a alto" para o ano fiscal de 2024.

As expectativas da empresa podem estar em Starfield, previsto para ser lançado em setembro, que pode contribuir significativamente para esses números.

Publicidade

Não podemos deixar de mencionar a aquisição da Activision Blizzard que pode trazer grandes mudanças para a divisão de jogos da Microsoft, mas parece que a empresa ainda não está contando totalmente com esse cenário.

Via: Microsoft, WCCF Tech