A Ubisoft disse estar investigando um possível incidente de segurança cibernética que pode ter comprometido quase 1 terabyte de dados da companhia.
O ataque ocorreu após a Insomniac Games, outra desenvolvedora de jogos famosa por títulos como Spider-Man e Wolverine, ter sido vítima de um vazamento de 1,6 TB de dados por um grupo de ransomware chamado Rhysida.
Segundo o site Bleeping Computer, que teve acesso a provas fornecidas pelo grupo VX-Underground, os hackers conseguiram acessar as ferramentas internas da Ubisoft, como o Microsoft Teams, o Confluence e o SharePoint.
Eles pretendiam extrair cerca de 900 GB de dados, incluindo informações sobre o jogo Rainbow Six Siege, mas foram impedidos pela administração da empresa, que cortou o acesso dos invasores após 48 horas.
A Ubisoft disse que está ciente do suposto incidente de segurança de dados e que está atualmente investigando. "Não temos mais nada a compartilhar neste momento", afirmou a empresa em um comunicado.
Enquanto isso, alguns supostos screenshots do jogo Beyond Good & Evil 2, que está em desenvolvimento pela Ubisoft, começaram a circular online, mas não está claro se eles têm relação com o ataque hacker. Já a Insomniac Games não teve tanta sorte.
A empresa teve uma enorme quantidade de dados vazados online após um bem-sucedido ataque de ransomware, que incluiu detalhes sobre os futuros projetos da desenvolvedora, uma versão jogável do próximo jogo Marvel's Wolverine, a janela de lançamento da versão para PC de Marvel's Spider-Man 2, dados pessoais de funcionários atuais e antigos e muito mais.
O estúdio se pronunciou sobre o vazamento, dizendo que, apesar de estar triste e indignado com o que aconteceu, continuará trabalhando em Marvel's Wolverine e outros projetos para oferecer aos jogadores as mesmas ótimas experiências que já lançou até agora.
Os ataques de ransomware são uma forma de extorsão digital que consiste em criptografar os dados de uma vítima e exigir um pagamento para liberá-los.
Muitas vezes, os criminosos também ameaçam divulgar os dados roubados caso a vítima não pague o resgate. Os ataques de ransomware têm se tornado cada vez mais frequentes e sofisticados, afetando empresas, governos e instituições de diversos setores.