A Ubisoft confirmou o que muitos já suspeitavam, Assassin's Creed Shadows foi oficialmente adiado para o dia 14 de fevereiro de 2025.
Segundo a empresa, o desempenho abaixo do esperado de Star Wars Outlaws foi um dos principais motivos para essa decisão.
O lançamento fraco impactou negativamente os resultados financeiros do segundo trimestre, o que também refletiu na queda do valor das ações da Ubisoft algumas semanas atrás.
O principal objetivo da Ubisoft com esse adiamento é garantir que Assassin's Creed Shadows seja entregue com a qualidade que os jogadores esperam.
Depois da recepção morna de Star Wars Outlaws, a empresa parece determinada a evitar os mesmos erros. Além disso, uma grande mudança foi anunciada: o jogo vai abandonar o modelo tradicional de Season Pass.
Isso significa que todos os jogadores terão acesso ao conteúdo no mesmo dia, sem as divisões típicas entre edições mais caras com acesso antecipado.
Quem comprar o jogo na pré-venda, ainda vai receber a primeira expansão de graça. Outro detalhe que chama atenção é o retorno de Assassin's Creed Shadows ao Steam.
Depois de tentar focar suas vendas via Ubisoft Connect e Epic Games Store, a Ubisoft decidiu lançar o novo título diretamente no Steam, desde o primeiro dia.
Apesar dos contratempos, a Ubisoft está tentando dar a volta por cima com Star Wars Outlaws, que deve ser lançado no Steam em 21 de novembro.
A equipe da Ubisoft Massive está trabalhando em atualizações para melhorar a experiência dos jogadores e transformar o título em um "sucesso de longo prazo".
A empresa parece focada em aprender com seus erros e melhorar a qualidade dos jogos que estão por vir. O CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, comentou o desempenho da empresa e as decisões recentes em uma nota oficial.
Segundo ele, a performance abaixo do esperado no segundo trimestre exigiu uma resposta rápida e firme da empresa. O foco agora é uma abordagem mais centrada no jogador, priorizando a jogabilidade e o valor de longo prazo das suas franquias.
"Nosso desempenho no segundo trimestre ficou aquém das nossas expectativas, o que nos levou a abordar isso de forma rápida e firme, com um foco ainda maior em uma abordagem centrada no jogador, jogabilidade em primeiro lugar e um compromisso inabalável com o valor de longo prazo de nossas marcas." – Yves Guillemot
Guillemot também mencionou que, apesar de os resultados financeiros estarem demorando mais para melhorar do que o previsto, a Ubisoft continua focada em suas principais áreas: aventuras em mundo aberto e experiências nativas de GaaS (Game as a Service).
Essas estratégias visam fortalecer o crescimento da empresa e garantir um fluxo de caixa mais robusto no futuro. Além disso, a empresa está revisando suas operações com o objetivo de melhorar a execução e acelerar o caminho rumo a um modelo de desempenho mais eficiente.
Guillemot também aproveitou para reiterar que a Ubisoft continua comprometida em criar jogos para o público mais amplo possível, sem impor agendas específicas.
Concorrência acirrada em fevereiro de 2025
Com o novo adiamento, Assassin's Creed Shadows entra em um mês que já promete ser extremamente competitivo no mundo dos games.
Outros grandes lançamentos também estão marcados para fevereiro de 2025, incluindo Civilization VII e Kingdom Come: Deliverance 2 no dia 11, Avowed e o primeiro episódio de Lost Records: Bloom & Rage no dia 18, além de Like a Dragon: Pirate Yakuza no Havaí e Monster Hunter Wilds, ambos previstos para 28 de fevereiro.
Para os fãs de jogos, fevereiro vai ser um prato cheio, mas para a Ubisoft, isso significa que o lançamento de Assassin's Creed Shadows enfrentará concorrência pesada.