A Tesla, gigante dos veículos elétricos, enfrentou um primeiro trimestre de 2024 desafiador, com uma perda de US$ 2 bilhões devido ao aumento do estoque.
As ações da Tesla estão em baixa este ano, com uma queda de cerca de 33% até agora. A empresa divulgou que entregou 386.810 unidades no primeiro trimestre de 2024, contra um nível de produção de 433.371 unidades.
Isso representa não apenas a primeira contração ano a ano nas entregas trimestrais desde a pandemia em 2020, mas também a maior discrepância em relação às expectativas de consenso dos analistas.
O estoque da Tesla aumentou em impressionantes 46.561 unidades no primeiro trimestre de 2024, resultando em uma drenagem de caixa de cerca de US$ 2,03 bilhões.
Isso levanta questões sobre a demanda subjacente pelos veículos da Tesla. A Tesla tentou se defender do desempenho trimestral abaixo do esperado, apresentado vários desafios idiossincráticos que enfrentou nas últimas semanas.
Isso inclui a produção subótima na Giga Fremont devido às atualizações em andamento da linha de produção do Model 3 Highland, os contínuos ataques Houthi no Mar Vermelho e o desvio resultante do tráfego de petroleiros, e o ataque incendiário altamente disruptivo na Giga Berlin por "eco-terroristas" algumas semanas atrás.
A empresa continua comprometida em entregar veículos e, apesar das interrupções operacionais em toda a Europa e da concorrência intensificada de fabricantes chineses, a Tesla entregou 386.810 veículos Model 3 e Model Y durante o trimestre.
Mesmo com os desafios enfrentados, a Tesla mostrou certa resiliência. A empresa produziu mais de 433.000 veículos elétricos no primeiro trimestre de 2024, ainda que tenha apresentado uma queda de 20% nas entregas em comparação com o trimestre anterior.
Isso sugere que as reduções de preços da Tesla estão tendo menos efeito devido ao aumento da concorrência e à menor demanda. A Tesla também implantou um recorde de 4.053 MWh de produtos de armazenamento de energia no mesmo trimestre.
Concorrência no mercado
A Tesla enfrenta uma concorrência acirrada de fabricantes de automóveis chineses, como a BYD, especialmente após a reclamação da China na Organização Mundial do Comércio sobre supostos requisitos discriminatórios para subsídios de veículos elétricos.
A BYD superou a Tesla como o maior fabricante de veículos elétricos no quarto trimestre, e a Xiaomi também entrou em cena com o Xiaomi SU7, que chama a atenção, com preço inferior a US$ 30.000 (~R$ 151.764,00) para o modelo base, que é mais barato que o Tesla Model 3 na China.
Perspectivas futuras
A Tesla está considerando maneiras de aumentar sua capacidade de produção, incluindo a possível fabricação do Tesla Semi na Gigafactory Berlin.
Em março de 2024, a Tesla alcançou um marco significativo com seus números de produção atingindo 6 milhões de veículos elétricos.
Enquanto a Tesla comemora sua produção em alta, ela enfrenta uma concorrência acirrada de fabricantes de automóveis chineses, como a BYD.
Via: WccfTech, Electrify News