Square Enix fecha estúdios fora do Japão e demite mais de 100 funcionários

Imagem de: Square Enix fecha estúdios fora do Japão e demite mais de 100 funcionários

A Square Enix está realizando demissões em "quase todas as áreas" dos seus escritórios ocidentais, afetando equipes da Europa e dos Estados Unidos, de acordo com um relatório publicado pelo portal VGC.

Até o momento, a empresa japonesa não revelou o número total de funcionários atingidos, mas fontes ligadas ao VGC informaram que cerca de 140 pessoas do escritório de Londres estão sob risco de perder o emprego.

De acordo com as informações, a notícia foi comunicada internamente por meio de uma chamada de vídeo, e faz parte de uma grande reestruturação que a Square já havia mencionado em um relatório de progresso divulgado no mesmo dia.

Nesse documento, a companhia também comentou seus planos de automatizar 70% do trabalho de controle de qualidade (QA) com o uso de inteligência artificial até 2027.

No relatório, a empresa explicou que está "realizando uma reestruturação fundamental na organização de publicação internacional, com o objetivo de fortalecer suas operações globais e melhorar a eficiência interna".

As informações do VGC coincidem com as falas do presidente da Square Enix, Takashi Kiryu, que usou praticamente o mesmo discurso. Ele disse que as demissões fazem parte de um plano para tornar a companhia mais "enxuta" e "ágil".

Segundo as projeções financeiras da empresa, os cortes devem gerar uma economia anual de 3 bilhões de ienes. Além da redução de custos, a empresa quer aproximar o desenvolvimento dos jogos de sua base no Japão.

O relatório cita que a decisão foi tomada "para fortalecer as capacidades de desenvolvimento do grupo e otimizar a alocação de recursos para maximizar o valor gerado pelas suas propriedades intelectuais (IPs)".

Como consequência, a Square decidiu fechar estúdios de desenvolvimento no exterior e concentrar as funções principais no Japão.

Esse movimento segue uma tendência parecida com a de outras companhias asiáticas que vêm encerrando operações fora de seus países.

Um exemplo recente é o da NetEase, que depois do sucesso inicial de Marvel Rivals, demitiu a equipe da Califórnia como parte de um processo de reorganização para manter a produção mais próxima de seu estúdio principal.

A NetEase também encerrou duas subsidiárias nos últimos dias, a Fantastic Pixel Castle, que perdeu o suporte da empresa e foi fechada e também o estúdio Bad Brain Game Studios, localizado em Toronto, que foi fechado esta semana.

Essas decisões fazem parte de uma estratégia mais ampla da empresa chinesa para reduzir a quantidade de estúdios espalhados pelo Ocidente.