A SpaceX, empresa de exploração espacial fundada por Elon Musk, continua a dominar o mercado de lançamento de foguetes nos Estados Unidos.
A empresa manteve seu ritmo acelerado de lançamentos, com o objetivo de estabelecer um novo recorde. Em abril de 2024, a SpaceX lançou um novo lote de satélites Starlink do Kennedy Space Center (KSC) da NASA, na Flórida.
Este lançamento marcou o 12º voo do Falcon 9, atribuído ao 26º voo Starlink de 2024. A SpaceX também lançou oito missões em abril, seis delas para satélites Starlink.
A rápida cadência de lançamentos permitiu ao Falcon 9 enviar mais satélites Starlink por lançamento, permitindo à SpaceX recuperar algumas das reduções no número de satélites lançados por missão.
A reutilização rápida permitiu à SpaceX dominar o mercado de foguetes de médio porte e abrir o acesso ao espaço para várias empresas, desde imagem até telecomunicações.
Os dados mais recentes da SpaceX mostram que existem aproximadamente seis mil satélites na constelação Starlink, e o lançamento desta semana levou 23 satélites adicionais para a órbita terrestre baixa.
Desde sua estreia pública, a Starlink adicionou 2,7 milhões de usuários à sua rede, e cada lançamento adiciona capacidade de rede adicional. Os satélites lançados recentemente receberam atualizações em relação aos seus antecessores.
Essas atualizações incluem maior capacidade de internet por satélite e propulsores aprimorados para ajudá-los a navegar um pouco mais de quinhentos quilômetros acima da superfície da Terra.
Este foi o 39º lançamento da SpaceX em 2024. Isso deixa a cadência do manifesto de lançamento a menos de dez lançamentos da metade de todas as missões Falcon 9 e Falcon Heavy que a SpaceX lançou em 2023.
Merlin engine ignition and liftoff of Falcon 9! pic.twitter.com/GVID9qsdUk
— SpaceX (@SpaceX) April 17, 2024
A SpaceX tem se destacado não apenas pela frequência de seus lançamentos, mas também pela inovação e eficiência. A empresa tem sido pioneira na reutilização de foguetes, uma estratégia que reduziu significativamente os custos de lançamento.
Isso permitiu à SpaceX oferecer preços mais competitivos para seus clientes, o que contribuiu para sua dominância no mercado. Além disso, a empresa tem feito progressos em seu objetivo de tornar o acesso ao espaço mais acessível.
A empresa tem trabalhado para desenvolver a Starship, uma espaçonave totalmente reutilizável que é esperada para reduzir ainda mais os custos de lançamento.
A Starship também é fundamental para os planos de longo prazo da SpaceX de colonizar Marte. A SpaceX também tem feito parcerias com várias outras organizações e governos.
Por exemplo, a empresa ganhou vários contratos lucrativos com a NASA para fornecer serviços de lançamento para a Estação Espacial Internacional.
Além disso, a SpaceX também tem contratos com vários clientes comerciais para lançar satélites de comunicação e observação da Terra.