A tecnologia de Geração de Quadros (Frame Generation), que surgiu com as GPUs da série RTX 4000 da NVIDIA e depois foi adotada pela AMD, está prestes a invadir o mundo dos dispositivos móveis.
Segundo rumores recentes, o novo chipset Snapdragon 8 Gen 4 da Qualcomm, com sua GPU Adreno 830, suportará essa mesma tecnologia.
Isso coloca o Snapdragon 8 Gen 4 em um patamar acima da concorrência, incluindo até mesmo os poderosos chips A18 e A18 Pro da Apple.
Para quem não sabe, a Geração de Quadros (ou interpolação) é uma técnica que insere quadros artificiais entre os quadros reais do jogo, resultando em uma experiência visual mais suave e com taxas de quadros mais altas.
Essa tecnologia permite rodar jogos a 120 FPS, mesmo nos título mais exigentes. Isso se traduz em uma jogabilidade mais fluida e envolvente, o que elevará o padrão dos jogos em dispositivos móveis.
Mas apesar dessa tecnologia trazer muitas vantagens, como a possibilidade de rodar jogos com gráficos mais pesados de forma fluida, ela também tem seus pontos negativos.
Um dos principais problemas é o aumento do atraso de entrada, o famoso "input lag", e possíveis artefatos visuais que podem prejudicar a experiência do jogador.
No entanto, casos como o do jogo "Ghost of Tsushima" no PC, que utiliza tanto o DLSS da NVIDIA quanto o FSR 3 da AMD sem causar grandes atrasos, mostram que é possível ter uma boa experiência de jogo usando o Frame Generation.
Além das promessas para o Snapdragon 8 Gen 4, há indícios de que a Geração de Quadros também será implementada nos chipsets Snapdragon 8 Gen 3 e Snapdragon 8s Gen 3.
Isso significa que os usuários desses dispositivos também terão melhorias de desempenho em jogos. No entanto, para que essa tecnologia alcance todo seu potencial, mais jogos AAA precisam estar disponíveis na plataforma Android.
Atualmente, muitos desses títulos são exclusivos do iOS e iPadOS. Será necessário um esforço conjunto da Google, Qualcomm e desenvolvedores para expandir a biblioteca de jogos desse tipo no Android.