Snapdragon 8 Gen 4 no iQOO 13 supera concorrência com folga

Imagem de: Snapdragon 8 Gen 4 no iQOO 13 supera concorrência com folga

A Qualcomm está buscando continuar dominando o mercado de chips para smartphones com o Snapdragon 8 Gen 4, que tem mostrado resultados impressionantes nos testes de desempenho.

Com competidores de peso como o Apple A18 Pro e o Dimensity 9400 já no mercado, a expectativa é que a briga fosse mais acirrada.

Porém, os últimos benchmarks apontam que o novo chip da Qualcomm pode estar à frente, principalmente quando se trata de desempenho multi-core, com pontuações recordes obtidas no Vivo iQOO 13.

O Snapdragon 8 Gen 4 já foi testado no OnePlus 13, alcançando mais de 10.000 pontos na categoria multi-core, superando o Apple A18 Pro em 18% e deixando o A17 Pro do ano passado para trás com uma vantagem de 39%.

Agora, o chip mostrou seu potencial no Vivo iQOO 13, onde registrou uma pontuação single-core de 3.217 e uma pontuação multi-core de 10.305 no Geekbench 6. Esses números fazem do iQOO 13 o smartphone com a maior pontuação multi-core já vista.

Curiosamente, o Snapdragon 8 Gen 4 operou nas mesmas velocidades de clock registradas anteriormente: 4,32 GHz para os núcleos de desempenho e 3,53 GHz para os núcleos de eficiência.

Apesar de a pontuação single-core ser ligeiramente inferior à do OnePlus 13, os resultados multi-core do iQOO 13 foram os mais altos já vistos, o que pode indicar variações nos testes, como margem de erro ou outras otimizações de hardware e software.

Snapdragon 8 Gen 4 Rodando no Vivo iQOO 13
Imagem: Geekbench 6

Fatores que podem ter influenciado o desempenho

O fato do iQOO 13 ter superado os resultados do OnePlus 13 com o mesmo chip pode ser explicado por alguns fatores.

Primeiramente, o smartphone pode estar equipado com uma solução de resfriamento mais avançada, permitindo que o processador opere por mais tempo em altas velocidades sem sofrer com o aquecimento.

Além disso, o sistema Android customizado do iQOO pode estar melhor otimizado para liberar mais recursos para o processador, algo que melhoraria o desempenho nos testes.

O que ainda falta saber?

Não há dúvidas de que as pontuações do Snapdragon 8 Gen 4 são impressionantes, mas ainda não foram divulgadas informações sobre o consumo de energia do chip.

Saber quanta energia ele consome é essencial, pois de nada adianta ter o melhor desempenho se isso comprometer a autonomia da bateria.

A eficiência energética é uma métrica tão importante quanto a potência, e mais detalhes sobre o equilíbrio entre desempenho e consumo do novo chip devem ser divulgados em breve.

A Qualcomm parece estar no caminho certo para lançar um dos chipsets mais poderosos já vistos em um smartphone, mas resta saber como ele se comportará em termos de eficiência energética e em situações de uso no dia a dia.

Com o lançamento oficial do Snapdragon 8 Gen 4 se aproximando, espera-se que mais informações sejam reveladas em breve.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.