A Qualcomm lançou oficialmente o Snapdragon 8 Gen 3, seu mais recente chipset de alto desempenho para smartphones, com grandes melhorias de desempenho e novos recursos.
Este novo processador oferece um aumento de desempenho de 50% em relação ao seu antecessor, o Snapdragon 8 Gen 2, e destaca-se pelo suporte robusto à Inteligência Artificial (IA).
O Snapdragon 8 Gen 3 é equipado com um núcleo Cortex-X4 rodando a 3,30 GHz, acompanhado por cinco núcleos Cortex-A720 (três deles operando a 3,20 GHz e o restante a 3,00 GHz) e dois núcleos Cortex-A520 a 2,30 GHz.
Ele suporta até 24 GB de RAM LPDDR5X com velocidades de 4.800 MHz e possui uma GPU Adreno 750 capaz de suportar a tecnologia Ray Tracing.
Além disso, oferece recursos de conectividade, como Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4 e um modem Snapdragon X75 5G. O aumento no tamanho do cache para 12 MB, em comparação com os 8 MB do Snapdragon 8 Gen 2, também é notável.
A Qualcomm alega que o Snapdragon 8 Gen 3 é mais rápido e eficiente em termos energéticos, com a CPU sendo 30% mais rápida e consumindo 20% menos energia do que o Snapdragon 8 Gen 2.
A GPU Adreno 750 também é 25% mais potente e eficiente em termos energéticos. No entanto, ainda não há testes reais e sintéticos para avaliar o desempenho de forma precisa.
Independente disto, a Qualcomm afirma que o Snapdragon 8 Gen 3 oferece um desempenho de Ray Tracing 50% superior ao seu antecessor.
Este chipset foi projetado com recursos de IA, sendo capaz de executar até 15 tokens por segundo com mais de 10 bilhões de parâmetros para assistentes de IA, proporcionando respostas rápidas.
Além disso, a IA aprimora recursos como segmentação semântica, vídeo de visão noturna, apagador de objetos em vídeos, visualização de Vlogger, expansão de fotos e muito mais.
O novo NPU Hexagon é 98% mais poderoso que o do Snapdragon 8 Gen 2, enquanto consome 40% menos energia. No que diz respeito a jogos, o Snapdragon 8 Gen 3 oferece suporte para monitores externos com resolução de até 8K com upscaling e taxa de atualização de 240Hz.
Na tela do smartphone, ele atinge uma taxa de atualização de 144 Hz na resolução QHD+, mas os fabricantes de telefones podem optar por valores ainda mais altos com o Snapdragon 8 Gen 2.
O áudio não é deixado de lado, com suporte a áudio sem perdas de 96 KHz.
A Qualcomm anunciou que diversos fabricantes lançarão dispositivos com o Snapdragon 8 Gen 3 nas próximas semanas, o que proporcionará mais informações sobre esses dispositivos.
Para fornecer uma perspectiva inicial de desempenho, o Xiaomi 14, equipado com este chipset, superou o A17 Pro em testes multi-core no Geekbench 6, tornando-o o processador de smartphone mais rápido disponível atualmente.
Via: WccfTech