Skyrim ganha boost de FPS com AMD FSR 3 e Community Shaders

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Se você curte Skyrim e quer rodar o jogo com gráficos mais bonitos e desempenho melhor, a Community Shaders lançou uma atualização pesada no mod gráfico do jogo.

A versão 1.2.0 traz suporte para AMD FSR 3 Frame Generation, o que pode turbinar o FPS em até 70% para a maioria dos jogadores.

Além das melhorias que o mod já trouxe antes, como iluminação mais realista (Skylighting), sombras dinâmicas das nuvens e renderização física, agora o FSR 3 entra em cena.

Isso significa que quem usa placas AMD pode ganhar um desempenho muito maior sem perder a qualidade gráfica do jogo.

Já o DLSS Frame Generation da NVIDIA, que tinha sido adicionado há um tempo, também foi refinado, mas ainda roda em uma versão mais antiga, pois as novas não são compatíveis com DirectX 11.

Um detalhe importante é que tecnologias como Multi Frame Generation e Reflex ainda não funcionam porque dependem de ajustes da própria NVIDIA. Por outro lado, o AMD Anti-Lag 2 já está garantido.

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Dá para usar com outros mods?

A própria equipe do Community Shaders recomenda não usar o Display Tweaks junto com esse novo recurso de Frame Generation, pois ele já otimiza o jogo de forma parecida.

Mas, se quiser insistir, o mod ainda suporta o Display Tweaks sem problemas. O Frame Generation também só funciona bem se o jogo já estiver rodando a pelo menos 60 FPS.

Com isso, ele duplica os quadros e faz o jogo fluir a 120 FPS, desde que sua tela seja de 120 Hz ou mais. Caso contrário, dá até para forçar a ativação pelo painel do Community Shaders, mas pode não ter o mesmo efeito.

Além do boost de FPS, a versão 1.2.0 do Community Shaders trouxe várias outras melhorias gráficas, como:

  • Novo sombreamento de grama e colisão aprimorada (ou seja, a grama agora interage melhor com o ambiente);
  • Correção no sombreamento de paralaxe, deixando texturas mais realistas;
  • Melhor nitidez em texturas para TAA, FSR e DLAA;
  • Novo modelo de iluminação global dentro do jogo;
  • Claraboias mais iluminadas e sombras mais detalhadas;
  • Efeitos de umidade aprimorados, além de ajustes finos no mapeamento de tons.

Se ficou curioso para ver essas melhorias em ação, fique de olho, pois nos próximos dias devem sair vídeos mostrando tudo no YouTube.