A Inflexion Games, desenvolvedora do jogo de sobrevivência e construção Nightingale, anunciou que irá remover o suporte à tecnologia FSR 3 da AMD.
Segundo a desenvolvedora, essa decisão foi tomada após a identificação de que o FSR 3 estava causando frequentes travamentos no jogo, mesmo quando não estava em uso.
O FSR 3, ou FidelityFX Super Resolution, é uma tecnologia de super-resolução de imagem desenvolvida pela a AMD que visa melhorar o desempenho gráfico sem comprometer a qualidade visual.
No entanto, a estabilidade do jogo é uma prioridade para a Inflexion Games, e a empresa observou melhorias imediatas na estabilidade do Nightingale após a remoção do FSR 3.
Nightingale é um jogo ambientado em um mundo aberto com elementos de sobrevivência e construção, situado em uma era vitoriana fantástica. O jogo utiliza a Unreal Engine 5, que é conhecida por seus altos requisitos gráficos.
Apesar da remoção do FSR 3, a Inflexion Games disse que Nightingale ainda suportará outras tecnologias de melhoria de imagem para jogadores com placas de vídeo compatíveis, como o DLSS 3 da NVIDIA e o XeSS da Intel.
A empresa também disse que a remoção do FSR 3 não é definitiva e que há planos para reintroduzir a tecnologia no futuro, quando puderem garantir que ela não causará problemas ao jogo.
Nightingale teve seu lançamento em acesso antecipado em 20 de fevereiro de 2024 e já recebeu uma atualização para corrigir problemas de estabilidade e na experiência do jogador.
Um patch recente, por exemplo, resolveu um erro crítico de "Esgotamento de memória da GPU" e melhorou a personalização com a introdução de um recurso de reconfiguração de controles.
Além disso, a Inflexion Games realizou um teste de estresse do servidor, que ajudou a identificar e corrigir vários bugs e crashes.
A comunidade de jogadores também tem a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento do jogo. Os Modders, por exemplo, têm a liberdade de implementar o FSR 3 de maneira alternativa.