Sensor pulverizável do MIT transforma apoio de braço de sofá em controle remoto de TV

Imagem de: Sensor pulverizável do MIT transforma apoio de braço de sofá em controle remoto de TV

Imagine que você está sentado no sofá, mas esqueceu de pegar o controle remoto da TV e seu alto-falante inteligente não está atendendo a sua solicitação.

Não seria maravilhoso se o apoio de braço do seu sofá pudesse funcionar como um controle remoto? Isso pode ser possível em breve com a nova tecnologia de sensor Sprayable do MIT.

Pesquisadores do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL) do MIT, criaram um sistema chamado SprayableTech, que permite criar superfícies interativas.

Com a tecnologia, é possível capturar um sinal na parede do quarto para ligar, desligar e ajustar o brilho de uma lâmpada ou transformar seu sofá em um controle remoto de TV.

Como o SprayableTech funciona

Primeiro, um modelo gráfico em um editor 3D é criado, gerando um estêncil para o aerógrafo. Depois de obter o estêncil de papelão, a látinta funcional, uma tinta com elementos eletricamente funcionais é espalhada na superfície a ser transformada em um sistema.

Por fim, basta conectar um microcontrolador para conectar a superfície ao controlador que gerencia os dispositivos. Assista ao vídeo abaixo para ver algumas aplicações de resfriamento e entender melhor o processo da SprayTech.

Michael Wessely, principal autor do artigo sobre o SprayableTech, disse que a ferramenta é bastante flexível e pode ser usada de diversas forma.

"Como o SprayableTech é tão flexível em sua aplicação, você pode imaginar usar esse tipo de sistema além de paredes e superfícies para alimentar entidades de larga escala, como cidades inteligentes interativas e arquitetura interativa em locais públicos. Vemos isso como uma ferramenta que permitirá que os humanos interajam e usem seu ambiente de maneiras novas", relatou Michael.

Ele acrescentou que a equipe pretende trabalhar com grafiteiros e arquitetos para explorar soluções em larga escala para cidades inteligentes e casas interativas.

A era da eletrônica pulverizável pode estar próxima, e você o que acha?.