Samsung pode começar a fabricar chips Snapdragon 8 Gen 4

Imagem de: Samsung pode começar a fabricar chips Snapdragon 8 Gen 4

A Qualcomm decidiu interromper o desenvolvimento de seus SoCs, que estavam planejados para serem fabricados pela Intel Foundry Services (IFS), usando o processo de fabricação 20A.

Segundo o renomado analista Ming-Chi Kuo, essa mudança fez com que a Qualcomm considerasse a possibilidade de fabricar o Snapdragon 8 Gen com a gigante sul-coreana de semicondutores Samsung Foundry, em vez da Intel.

O analista não fornece os detalhes sobre as razões que levaram a Qualcomm tomar essa decisão, mas muitos especialistas do setor especulam que os custos elevados do processo 20A da Intel podem ter motivado essa mudança.

Em meio a desafios financeiros devido às baixas vendas de processadores, decorrentes das recentes quedas nas vendas de smartphones, a Qualcomm pode não estar em posição de arcar com esses custos mais elevados.

O chip Snapdragon 8 Gen 4 estava originalmente planejado para ser produzido usando o processo de fabricação 20A da Intel, com seu lançamento previsto para o próximo ano.

Caso essa informação divulgada por Ming-Chi Kuo se confirme, a Qualcomm não continuará com o plano de basear o Snapdragon 8 Gen 4 no processo de fabricação Intel 20A, optando por buscar alternativas.

Dessa forma, a Qualcomm deverá direcionar seus esforços para projetar o Snapdragon 8 Gen 4 com os melhores processos de fabricação disponíveis, atualmente sendo os processos de 3 nm da Samsung Foundry e TSMC.

No entanto, a TSMC já assegurou quase 90% da capacidade de produção de seus chips de 3 nm para a Apple, destinados ao Apple A17 SoC, que será incorporado à próxima série de iPhones.

Nesse cenário, a Qualcomm, por necessidade, terá a maior parte dos chips Snapdragon 8 Gen 4 fabricados pela Samsung Foundry, usando o processo 3GAP da empresa sul-coreana.

Essa abordagem está alinhada com informações prévias que indicavam tal direção. Porém, essa mudança não é desfavorável para a Qualcoom.

Os chipsets Snapdragon 8 Gen 4 produzidos com o processo de fabricação 3GAP da Samsung Foundry têm o potencial de superar em desempenho aqueles fabricados pelo processo 3NE da TSMC.

O processo de fabricação de 3 nm da Samsung Foundry emprega a tecnologia GAA (Gate All Around), a qual é supostamente superior à tecnologia FinFET convencional utilizada no processo de fabricação de 3 nm da TSMC.

No papel, o GAA reduz o vazamento de corrente, amplifica a corrente de condução e proporciona um controle mais preciso sobre o fluxo de corrente.

Essas melhorias combinadas têm o potencial de atribuir ao Snapdragon 8 Gen 4 um desempenho mais rápido e uma eficiência energética aprimorada.

No passado, a Samsung Foundry enfrentou desafios com baixos rendimentos ao produzir chipsets com processos avançados de fabricação, como 3 nm e 4 nm. Isso contribuiu para a preferência da Qualcomm pelo uso da TSMC para o Snapdragon 8+ Gen 1 e o Snapdragon 8 Gen 2.

Mas, a Samsung Foundry superou os desafio decorrentes e conseguiu elevar o rendimento de seu processo de 3 nm para mais de 60%, superando, acredita-se, o processo concorrente da TSMC.

Assim, a Qualcomm não deve mais se preocupar com a eficiência produtiva da Samsung Foundry. Os Snapdragon 8 Gen 4 produzidos pela Samsung Foundry têm o potencial de oferecer não apenas um desempenho superior aos fabricados pela TSMC, mas também de reduzir os custos para a Qualcomm.

Pela primeira vez, parece que a Qualcomm tomará uma decisão mais favorável ao escolher a Samsung Foundry em detrimento da TSMC.

Caso essa seja a opção adotada, a gigante sul-coreana da tecnologia poderá experimentar um substancial aumento em sua receita e lucratividade, auxiliando a empresa em um momento em que a indústria de semicondutores enfrenta desafios sem precedentes.

Há rumores circulando de que a Qualcomm possa adotar uma abordagem de origem dupla para o Snapdragon 8 Gen 4, envolvendo tanto a Samsung Foundry quanto a TSMC.

No passado, a Apple foi uma das poucas marcas a adotar essa estratégia. Um exemplo foi o chip A9, presente nos dispositivos iPhone 6s, iPhone SE e iPad 9.7 (2017), cuja fabricação envolveu tanto a TSMC quanto a Samsung Foundry.

Via: Ming-Chi Kuo, SamMobile