A Samsung acaba de mostrar ao público sua mais nova aposta no mercado de TVs de alto padrão: a primeira tela Micro RGB do mundo.
A novidade estreia em um modelo de 115 polegadas e traz LEDs minúsculos — com menos de 100 micrômetros — que elevam o nível de contraste e a precisão das cores a um patamar nunca visto em TVs LCD.
Na prática, a tecnologia Micro RGB organiza LEDs vermelhos, verdes e azuis em uma grade extremamente densa atrás do painel.
Essa configuração permite um controle de luz muito mais detalhado, melhorando a definição das imagens e deixando as cores mais vivas. Taeyong Son, vice-presidente executivo e líder da equipe de P&D da Samsung Electronics, resumiu a proposta:
- Leia também: Samsung deve lançar óculos inteligentes e headset AR em 2026 para enfrentar Apple e Google
"O Micro RGB atinge um nível sem precedentes de precisão no controle de LEDs RGB microscópicos, elevando o padrão de qualidade de cor e contraste no mercado de TVs premium."
Para entender a diferença, basta comparar com a tecnologia Mini-LED, usada em várias TVs atuais. Enquanto um Mini-LED tem entre 100 e 200 micrômetros e normalmente é controlado em grupos, os Micro RGB podem ser controlados individualmente.
Isso significa que eles conseguem aplicar o chamado local dimming (escurecimento localizado) com muito mais precisão, o que reduz o efeito de "borrão de luz" em cenas escuras e melhora a performance em HDR.
O resultado se aproxima mais do que qualquer outra tecnologia LCD já conseguiu chegar da precisão de um painel OLED, conhecido por controlar a iluminação de cada pixel separadamente.
Segundo a Samsung, a nova tela alcança cerca de 100% da gama de cores BT.2020, oferece pretos mais profundos e até 20% de eficiência energética superior aos Mini-LEDs.
A empresa também recebeu a certificação Micro RGB Precision Color do instituto alemão VDE, referência internacional em engenharia elétrica.
- Leia também: Samsung vence BOE em caso histórico sobre tecnologia OLED e garante banimento de 15 anos no mercado dos EUA
A experiência ainda é turbinada por um processador dedicado, o Micro RGB AI Engine, que analisa cada quadro em tempo real para otimizar cores e som.
Outro recurso, o Micro RGB Color Booster Pro, atua para revitalizar tons mais apagados, garantindo mais vivacidade às imagens. A TV também vem com o sistema de segurança Samsung Knox e sete anos de atualizações do sistema Tizen OS.
Por enquanto, o lançamento está disponível apenas na Coreia do Sul, mas deve chegar em breve aos Estados Unidos e depois a outros mercados, reforçando a posição da Samsung no segmento de TVs ultra-premium.