Robô quebra o dedo de criança durante competição de xadrez

Imagem de: Robô quebra o dedo de criança durante competição de xadrez

Um robô jogador de xadrez quebrou o dedo de uma criança de 7 anos durante uma partida pelo Torneio Aberto de Xadrez de Moscou em 19 de julho.

O robô enxadrista estava finalizando seu movimento quando o menino estendeu a mão para pegar uma peça que estava sendo usada pela máquina, atitude que aparentemente era contra as regras de segurança.

Como resultado, o robô reagiu beliscando o dedo do menino, mas acabou fraturando os ossos de seus dedos. Sergey Smagin, vice-presidente da Federação de Xadrez da Rússia, disse que o menino está bem.

"O robô quebrou o dedo da criança – isso, é claro, é ruim. O robô foi alugado por nós, está exposto em muitos lugares, há muito tempo, com especialistas. Aparentemente, os operadores ignoraram isso. A criança fez um movimento, e depois disso precisamos dar tempo para o robô responder, mas o menino se apressou, o robô o agarrou. Não temos nada a ver com o robô", disse Sergey Lazarev, presidente da Federação de Xadrez de Moscou.

"O menino está bem. Eles colocaram um gesso no dedo para curar mais rápido. Sim, existem certas regras de segurança e a criança, aparentemente, as violou e, quando fez um movimento, não percebeu que tinha que esperar. Este é um caso extremamente raro, o primeiro de que me lembro", disse Smagin.

O vídeo do incidente foi publicado no Telegram e mostra o menino de sete anos sendo atacado pelo robô enquanto pega uma das peças no tabuleiro, em seguida, ele recebe ajuda de alguns adultos que estavam por perto.

Após o ocorrido, a criança foi levada para algum lugar, o que resultou no fim da partida. Ainda não está claro o que pode ter causado o mau funcionamento do robô.

De acordo com o site de notícias russo Baza, o nome do menino é Christopher, ele está entre os 30 enxadristas mais fortes de Moscou com menos de nove anos.

Apesar da fratura, a criança voltou a jogar no dia seguinte e terminou o torneio. Alguns voluntários ajudaram a registrar as jogadas.

Os pais de Christopher disseram que planejam tomar medidas legais junto ao Ministério Público russo. "Vamos nos comunicar, descobrir e tentar ajudar da maneira que pudermos", disse Lazarev.

O Grande Mestre de xadrez russo, Sergey Karjakin, criticou o infeliz incidente sugerindo que tenha havido "algum tipo de erro de software ou algo assim".

Além disso, ele acrescentou que "isso nunca aconteceu antes. Existem esses acidentes. Desejo boa saúde ao menino".