A Riot Games, famosa por títulos como League of Legends e Teamfight Tactics, estava explorando o universo dos jogos de luta. Recentemente, a empresa cancelou um projeto de jogo de luta, codinome Pool Party, em maio.
Pool Party seria o segundo jogo de luta da empresa e teria o estilo de Super Smash Bros, ambientado no universo de League of Legends. Esse projeto tinha uma equipe de 70 a 80 pessoas dedicadas a ele.
Apesar de promissor, o jogo acabou sendo descartado pela Riot Games. Funcionários e ex-funcionários comentaram que, apesar do cancelamento, cerca de metade da equipe foi realocada para outros projetos dentro da empresa.
Infelizmente, cerca de dez pessoas foram demitidas ou optaram por deixar a Riot. Joe Hixson, diretor sênior de comunicações da Riot Games, comentou sobre o cancelamento em resposta a Mikhail Klimentov do Readergrev.
"Sempre temos vários projetos em várias fases de P&D, e a rotação de projetos para cima e para baixo acontece várias vezes por ano".
Isso sugere que a decisão de cancelar Pool Party foi parte de um processo normal de revisão e priorização de projetos dentro da empresa.
O cenário dos jogos de luta
O mercado de jogos de luta está cada vez mais competitivo. Super Smash Bros continua sendo um gigante no gênero, e novos competidores, como Multiversus, estão entrando em cena.
A saturação do mercado pode ter sido o principal fator para a Riot Games decidir focar seus esforços em outros projetos.
A Riot Games passou por uma grande reestruturação no início do ano, que resultou na demissão de mais de 500 funcionários.
Esses cortes no orçamento parecem estar ligados ao esforço da empresa em manter vários projetos em andamento. Mesmo com esses desafios, a Riot continua investindo no desenvolvimento de novos jogos.
O próximo grande lançamento da Riot Games é 2XKO, um jogo de luta anteriormente conhecido como Project L. Previsto para 2025, o jogo está atualmente em fase de testes Alpha. A Riot abriu inscrições para jogadores interessados em testar o jogo e fornecer feedback.