Os novos iPhones que podem detectar acidentes de carro e notificar os serviços de emergência locais estão causando problemas durante os passeios emocionantes de seus usuários que o carregam no bolso.
De acordo com relatos dos usuários nos EUA, o iPhone está confundindo o movimento dos passeios em montanhas-russas com acidentes de carro e está acionando automaticamente os serviços de emergência direto do bolso.
O recurso que detecta sinais e vibrações de um acidente de carro grave foi implementado recentemente no iPhone 14 e nos novos Apple Watch, a função liga para o serviço de emergência se o proprietário não cancelar a solicitação.
Se você tem um iPhone, não leve ele para passeios radicais
Segundo o Wall Street Journal, desde de que este novo recurso começou a circular com os novos dispositivos Apple em setembro, o centro de comunicações 911 do Condado de Warren em Ohio recebeu pelo menos seis chamadas de detecção de acidentes de pessoas que estavam realizando passeios em brinquedos radicais.
Todas as chamadas falsas foram feitas automaticamente do parque de diversões Kings Island perto de Cincinnati, que oferece um passeio emocionante há uma velocidade de 91 mph e despenca à mais de 300 pés (90 metros).
O jornal ainda afirma que outros alertas falsos foram emitidos da montanha-russa Joker de 12 andares no Six Flags Great America, perto de Chicago, Illinois.
"O dono deste iPhone sofreu um grave acidente de carro e não está respondendo seu telefone", disse uma chamada automática feita pelo telefone uma pessoa que estava em um passeio em Kings Island.
De acordo com informações obtidas pelo jornal, no fundo da mensagem automática enviada pelo iPhone para os serviços de emergência, é possível ouvir o que está acontecendo no local. Neste caso, ouvia-se aplausos e música.
Como funciona o recurso do iPhone que detecta acidentes?
O novo software de detecção de acidentes da Apple já demonstrou ser eficiente durante um acidente mortal no estado de Nebraska em que um carro bateu em uma árvore, quando o iPhone alertou as autoridades sobre o ocorrido.
Para evitar alarmes falsos, o telefone mostra um aviso na tela e inicia uma contagem regressiva de 20 segundos enquanto vibra e toca um alarme.
Durante esse tempo, se o proprietário não responder ao alerta, o recurso que detecta acidentes e liga para o serviço de emergência entende que ele pode estar inconsciente e aciona as autoridades.
No entanto, durante um passeio em brinquedos radicais de parques de diversões barulhentos, o telefone é balançado no bolso das pessoas e esse alerta passa despercebido.
Em comunicado ao Wall Street Journal, um porta-voz da Apple disse que "o recurso é otimizado para ajudar os usuários rapidamente, minimizando os falsos positivos. Será melhorado ao longo do tempo".
Atualmente, o iPhone também notifica os contatos de emergência quando detecta um "crash", algo que parece ter causado pânico nas pessoas após os alarmes falsos.
O Wall Street Journal afirma ter conversado com um homem que estava passeando de motocicleta em Nova York depois que seu iPhone 14 Pro Max voou e se perdeu durante a viagem.
O homem identificado como Douglas Sonders, disse não ter conseguido encontrar seu telefone e que ele enviou mensagens de texto para todos os seus contatos de emergência, incluindo sua mãe e sua parceira.
"Eu estava enlouquecendo. Eu estava pensando o pior", disse Gabrielle Kennedy, namorada de Sonders, ao Wall Street Journal.
"Meu melhor amigo faleceu em um acidente de carro. Isso me trouxe de volta para lá.", acrescentou ela.
Via: WSJ