A Qualcomm anunciou nesta quinta-feira (4) o seu novo processador para dispositivos de realidade estendida (XR), o Snapdragon XR2+ Gen 2.
Esse chip promete oferecer uma experiência imersiva mais realista e avançada, com suporte para resoluções de até 4,3K por olho e 90 quadros por segundo.
Além disso, o processador tem um desempenho superior ao seu antecessor, o Snapdragon XR2 Gen 2, com um aumento de 15% na frequência da GPU e 20% na frequência da CPU.
O SoC Snapdragon XR2+ Gen 2 está sendo desenvolvido pela Qualcomm em parceria com o Google e a Samsung, que estão trabalhando em futuros dispositivos que utilizará esse chip.
Ainda não há muitos detalhes sobre esses produtos, mas espera-se que seja algo como um headset de XR que aproveite as capacidades do processador e do ecossistema Android.
Os representantes das duas empresas manifestaram o seu entusiasmo com a colaboração e a expectativa de criar a melhor experiência XR para os usuários.
Além do Google e da Samsung, a Qualcomm revelou que mais de cinco fabricantes de equipamentos originais (OEMs) estão trabalhando em dispositivos que serão alimentados pelo Snapdragon XR2+ Gen 2.
Entre eles, estão a HTC Vive, a Immersed e a Play for Dream (anteriormente YVR). Esses dispositivos devem trazer inovações em áreas como telas gigantes, sobreposições em tamanho real, desktops virtuais e rastreamento de mãos e corpo.
O Snapdragon XR2+ Gen 2 é um passo importante para o avanço da tecnologia de realidade estendida, que engloba a realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR).
Essa tecnologia tem o potencial de transformar a forma como as pessoas interagem com o mundo digital e com o mundo real, criando experiências envolventes e espaciais.
A Qualcomm, o Google, a Samsung e outros parceiros estão apostando nesse futuro e investindo em soluções que possam surpreender e encantar os usuários.