A Qualcomm está enfrentando acusações de ter manipulado os resultados dos testes de desempenho, conhecidos como benchmarks, de seu novo processador, o Snapdragon X Elite.
O Snapdragon X Elite é um dos mais recentes lançamentos da Qualcomm. Este processador faz parte da nova série Snapdragon X e é baseado nos novos núcleos Oryon da empresa.
A Qualcomm adquiriu a startup Nuvia em 2021 por US$ 1,4 bilhão para desenvolver esses núcleos. O Snapdragon X Elite possui 12 núcleos e pode atingir velocidades de até 3,8 GHz, ou até 4,3 GHz usando o aumento de um ou dois núcleos.
Além disso, o processador possui uma Unidade de Processamento Neural (NPU) capaz de realizar 45 trilhões de operações por segundo (TOPS), o que a Qualcomm afirma ser "a NPU mais rápida do mundo para laptops".
De acordo com as acusações, a Qualcomm pode ter manipulado os resultados dos benchmarks do Snapdragon X Elite. Isso significa que o desempenho real do processador pode ser significativamente menor do que o indicado pelos resultados dos testes.
Os benchmarks são uma maneira comum de medir o desempenho de um processador. Eles envolvem a execução de uma série de testes que avaliam a velocidade e a eficiência do processador em várias tarefas.
Dois "grandes" OEMs e uma "fonte profunda da Qualcomm" supostamente informaram à SemiAccurate que não conseguiram reproduzir os mesmos resultados de benchmarking do Snapdragon X Elite que a empresa apresentou.
Além disso, alguns OEMs afirmaram ter obtido números "muito abaixo de 50%" do que a Qualcomm afirma, o que tem despertado a curiosidade deste caso.
Quando o fabricante do chipset foi questionado sobre essa disparidade de desempenho, os engenheiros da empresa culparam a má otimização do Windows rodando no silício ARM, juntamente com o resfriamento abaixo da média.
Se os resultados desses testes foram falsificados, isso poderia dar uma impressão enganosa do desempenho do Snapdragon X Elite.
Até o momento, a Qualcomm não respondeu oficialmente às acusações. No entanto, essas acusações ainda são apenas alegações e não foram comprovadas. A investigação sobre o assunto ainda está em andamento.
As acusações contra a Qualcomm são sérias e podem ter implicações significativas para a empresa se forem comprovadas. No entanto, até que mais informações sejam reveladas, não podemos tirar conclusões precipitadas.
Acompanharemos de perto o desfecho desta história e forneceremos atualizações à medida que mais informações estiverem disponíveis.