A Qualcomm, popular fabricante de produtos de telecomunicações sem fio, está trabalhando em um console portátil com Android semelhante ao Nintendo Switch.
As informações são de um relatório da Android Police que cita várias fontes familiarizadas com a estratégia da empresa para sua primeira investida direta no mercado de jogos eletrônicos.
Tendo uma notável semelhança com o híbrido da Nintendo, o console Qualcomm que ainda não tem nome possui controladores "joycon" destacáveis nos lados esquerdo e direito, semelhante a um smartphone mais grosso e volumoso.
O dispositivo de jogos já possui imagens não oficiais, mas não foram divulgadas. De acordo com o relatório, o dispositivo é muito parecido com o Nintendo Switch.
"O dispositivo, do qual pudemos visualizar imagens não finais, mas não podemos compartilhar, é imediatamente familiar para qualquer pessoa que possua um Switch.", afirma o relatório.
Em se tratando de especificações técnicas, podemos esperar suporte a redes sem fio 5G e uma tela FHD+ de 6,5 polegadas e uma bateria grande de 6000mAh que suporta a tecnologia Quick Charge da empresa.
De acordo com a fonte do Android Police, a Qualcomm está "usando um fornecedor Premium no espaço do controlador para projetar e fabricar os gamepads".
Além disso, o console Android da Qualcomm supostamente suporta recursos de exibição externa que permitem conectá-lo a uma TV ou monitor externo.
No entanto, não está claro se ele usará uma porta USB Type-C dedicada ou mini-HDMI. O console de jogos também inclui um slot para cartão SD para armazenamento expansível e executa o Android 12 com um iniciador personalizado, com suporte completo para o pacote de aplicativos e serviços da Play Store.
A Qualcomm espera oferecer suporte ao aplicativo Epic Games Store em seu portátil no lançamento. Além disso, a empresa planeja fornecer aos jogadores acesso fácil ao Fortnite e a outros títulos da Epic Games.
A Qualcomm também planeja construir seu próprio portal de conteúdo. Não ficou claro se a Qualcomm está interessada em fazer parceria com provedores de streaming em nuvem como o Stadia do Google ou o GeForce Now da NVIDIA.
Espera-se que a Qualcomm lance o console com Android 12 por um valor aproximado de US $ 300 no primeiro trimestre de 2022.
Via: Android Police