Qualcomm anuncia novas demissões devido à queda nas vendas

Imagem de: Qualcomm anuncia novas demissões devido à queda nas vendas

A indústria tecnológica continua passando por um de seus momentos mais difíceis em 2023, apresentando poucos sinais de recuperação econômica.

Esse cenário desafiador tem afetado o fluxo de receita de todas as empresas do setor, e a mais recente a anunciar medidas de corte foi a renomada Qualcomm.

No entanto, diferentemente de outras gigantes que optaram por demitir milhares de funcionários, a empresa sediada em San Diego anunciou uma redução de apenas pouco mais de 400 postos de trabalho.

De acordo com um relatório recente, a Qualcomm já demitiu um total de 415 funcionários, mas a reestruturação da equipe não se limitou a isso.

Ao preencher a documentação exigida pelo Worker Adjustment and Retraining Notification Act (WARN) na Califórnia, a empresa divulgou que dispensaria 415 funcionários de sua sede em San Diego.

Além disso, outros 84 colaboradores foram desligados na região da Bay Area, em uma tentativa de consolidar sua posição financeira após enfrentar uma desaceleração nas vendas de smartphones, especialmente na China.

A empresa ainda não se pronunciou sobre as recentes ações que estão resultando na eliminação de vagas, mas o CEO Cristiano Amon, compartilhou uma declaração durante a teleconferência de resultados da Qualcomm em maio.

"Estamos ativamente gerenciando nossas despesas operacionais e continuaremos a avaliar oportunidades adicionais para aprimorar nossa eficiência operacional, sem perder de vista as promissoras oportunidades de crescimento no setor automotivo e na Internet das Coisas", disse Amon.

Mesmo após os cortes de emprego, a empresa permanece como a maior empregadora em San Diego, com uma equipe local de 12.000 funcionários.

Visando reduzir os impactos das demissões e minimizar as perdas, a Qualcomm tem buscado diversificar suas atividades além dos segmentos de smartphones, tablets e modems.

Um desses esforços concentra-se no mercado automotivo, onde a empresa destaca seu amplo portfólio de soluções para diversas aplicações, incluindo sistemas de infoentretenimento e direção automotiva.

No entanto, como a maior parte da receita da Qualcomm ainda provém do mercado de smartphones, foram necessárias medida mais difíceis.

A maior parte dos cortes de emprego concentrou-se nas áreas de engenharia, com cerca de 300 cargos com a designação "engenheiro" sendo afetados, de acordo com os detalhes mencionados no aviso do WARN.

Esta não é a primeira vez que a Qualcomm anuncia medidas de demissão, já que realizou reduções na força de trabalho de 232 funcionários nos meses de dezembro e março.

Via: The San Diego Union Tribune